Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Biblioteca Pública do Paraná presta homenagem às mulheres em todas as salas durante todo o mês. Obras e conteúdos de autoras, itens para empréstimo ou de consulta local, estarão em destaque com a finalidade de divulgar a contribuição cultural de escritoras, pensadoras e historiadoras.

Na Seção Paranaense, a autora escolhida foi Helena Kolody. Ela é um ícone paranaense, tanto por ter sido professora, quanto poeta, afirma a chefe da Divisão de Documentação Paranaense da BPP, Josefina Palazzo Ayres. 

Na Sala de Literatura, estarão em exposição livros de Clarice Lispector, Hilda Hilst e Alice Ruiz. Simone de Beauvoir, Rosa Luxemburgo e Hannah Arendt são algumas das autoras selecionadas para a sala de Ciências Sociais, enquanto no Setor de Filosofia os destaques são Helena Blavatsy, Clarissa Pinkola e Marilena Chauí. 

Na sala de Belas Artes, onde o tema será As mulheres nas artes, o público terá a oportunidade de conferir obras como Mulheres negras do Brasil, de Schuma Schumaher e Érico Vital Brazil, e Mulheres da Amazônia, de Pedro Martinelli. 

Essa proposta tem o objetivo de destacar os registros das obras das mulheres de todos os tempos. Fazer essa exposição causa surpresa até em nós porque ajuda a dinamizar a informação e relembra conquistas e histórias que eventualmente esquecemos, diz Alice Ywatsugu, bibliotecária da Seção de Referência e Informação. 

A assessora técnica da BPP, Vilma Gural, explica que fazer esta exposição é uma maneira de prestigiar a mulher na sociedade. Durante todo o ano, todas as salas já valorizam a produção da mulher, mas em março estamos destacando ainda mais as realizações das mulheres, completa.