O Museu Oscar Niemeyer (MON) promove na quinta-feira (12), às 20h30, no Auditório Poty Lazzarotto, o projeto + Música. A entrada é gratuita e dá direito a um ingresso para visitar o museu. Esta primeira edição de 2015 traz o espetáculo Doutor do Baião – 100 Anos de Humberto Teixeira, em homenagem ao aniversário de 100 anos do compositor.

A capacidade do auditório é de 372 pessoas e os convites podem ser retirados na bilheteria do museu a partir deste sábado (07), das 10h às 18 horas, até o esgotamento. Serão ofertados no máximo dois ingressos por pessoa.

MAIS MÚSICA – Criado em março de 2013 com a ideia de reunir artistas múltiplos (além de cantores, muitos deles são também atores, bailarinos, artistas visuais, compositores), o projeto abordou inúmeros estilos musicais e recebeu grandes nomes, como Karol Conka, Michele Mara, Jeff Sabbag, Endrigo Bettega, Kátia Drumond, Ricardo Verocai, MUV, músicos latino-americanos, a velha guarda do jazz curitibano dos anos 1940 e 1950, como Gebran Sabbag, Fernando Montanari e Saul do Trompet para contar diversas trajetórias da música mundial.

Em 2014, o projeto integra o Plano Anual do Museu Oscar Niemeyer e tem patrocínio da UEGA (Usina elétrica a gás de Araucária).

Os objetivos do + Música são formar plateia, permitir o acesso de todos à música e proporcionar a troca de experiências de artistas locais com artistas de outros lugares do país. Também fortalecer a relação do público com o museu, por meio da integração entre as diversas formas artísticas. O + Música desta quinta-feira (12) tem direção-geral de Rodrigo Fornos, direção musical de Vicente Ribeiro, direção cênica de Ane Adade e Rodrigo Fornos e produção da MPB Jazz e Milena Buzzetti.

HUMBERTO TEIXEIRA – Personagem esquecido, mas central para a música popular brasileira no Século 20, o compositor e letrista cearense Humberto Teixeira foi anônimo para muitos. Porém, foi com a grande parceria com Luiz Gonzaga (1912 – 1989) em clássicos que povoam o imaginário de sucessivas gerações de brasileiros, como Asa Branca, Assum Preto, Juazeiro, Respeita Januário e No Meu Pé de Serra, que escreveu sua história. Além de ter ajudado a colocar o trio sanfona, zabumba e triângulo no mapa de nossa música.

A parceria com Luiz Gonzaga também atribuiu a Humberto Teixeira o status de teórico da música popular. À força intuitiva do genial Mestre Lua, o Doutor do Baião acrescentou um pensamento evolutivo fundamental para a valorização da cultura nordestina em todo o País, como ele mesmo enfatizou na entrevista de 1974: Depois de resolvermos que o ritmo que nós queríamos lidar como saída para a implantação da música nordestina no Sul do País era o Baião, tratamos de urbanizar, de dar características nacionais a esse ritmo eminentemente telúrico e a esse tipo de música tão ligada às coisas do Norte.

A alcunha Doutor do Baião foi atribuída a ele por ter sido advogado.

SERVIÇO: + Música – Doutor do Baião – 100 Anos de Humberto Teixeira.

Data: 12 (quinta-feira).

Horário: 20h30.

Local: Museu Oscar Niemeyer – Auditório Poty Lazzarotto – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba – PR.

Entrada gratuita – os convites devem ser retirados a partir do dia 07/03, sábado, na bilheteria do museu. A bilheteria funciona de terça a domingo, das 10h às 18h – vale uma entrada para visitar o MON até 12/04/15. A bilheteria do MON não abre às segundas-feiras.

IMPORTANTE:

• A bilheteria do Museu Oscar Niemeyer não abre às segundas-feiras.

• Serão disponibilizados 2 (dois) convites por pessoa.

• O ingresso é válido para entrada até as 20h do dia do espetáculo (12) quinta-feira).

• A capacidade do Auditório Poty Lazzarotto é de 372 pessoas.

• O evento tem parceria com o Provopar Estadual. Se você puder, doe 1 kg de alimento não perecível.

Ficha Técnica:

Direção-geral – Rodrigo Fornos

Direção Musical e arranjos – Vicente Ribeiro

Direção cênica – Ane Adade e Rodrigo Fornos

Assistente de direção musical e ensaiadora: Suzie Franco

Coordenação de produção – Milena Buzzetti

Produção – MPB Jazz Produções Artísticas

Produção de figurinos – Ane Adade

Curadoria – Bernardo Bravo, Laís Pires e Rodrigo Fornos

Intérpretes – Cida Airam, Freddy Branco, Rodrigo Barros Del Rei e Rogéria Holtz

Músicos – Fábio Cardoso (piano), Sandro Guaraná (baixo), Fernando Rivabem (bateria), Vicente Ribeiro (violão)

Criação e operação de Luz – Lucas Amado

Técnico de Som – Valderval O. Filho

Fotografia – Deborah Chibiaque

Maquiagem – Juliana Meira

Divulgação – Mari Paula

Afinação do piano Steinway & Sons – Donizete Pianos

Realização – Museu Oscar Niemeyer / Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.

Patrocínio – UEGA – Usina de Energia a Gás de Araucária

Parceria – E-Paraná – TV e Rádio Educativa / Provopar Estadual / Imprensa Oficial do Estado do Paraná

Apoio – Maia Box / Instituto Pró-Música de Curitiba / Troppo Buono Restaurante