SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Morreu nesta quinta-feira (5), em Nova York, o documentarista americano Albert Maysles, diretor de filmes como “Gimme Shelter” e “Grey Gardens” (1975).
Maysles tinha 88 anos e morreu de causas naturais.
Documentarista ligado ao cenário independente, realizou mais de 40 filmes e produções para a TV. Ele chegou a se diplomar em psicologia na Universidade de Boston e lecionar por três anos antes de se dedicar integralmente ao cinema.
Junto de seu irmão, David, ele se tornou um dos expoentes do cinema direto nos EUA, gênero pautado na busca da realidade como ela é, sem intenção de ser didático ou ilustrativo.
Em “Gimme Shelter”, Maylses acompanhou a turnê de 1969 da banda Rolling Stones, focando especialmente o show que fizeram em Altamont e que resultou no assassinato a facadas do jovem Meredith Hunter, que estava na plateia, por membros da gangue Hell’s Angels, que faziam a segurança do evento.
A cena é registrada no filme de Maysles.
Já em “Grey Gardens”, outro de seus filmes mais conhecidos, acompanhou a vida de uma tia e de uma prima da ex-primeira dama Jacqueline Kennedy em meio a uma mansão decadente nos EUA.
Seu último documentário, “In Transit”, está atualmente em pós-produção.