JAIRO MARQUES
SÃO PAULO, SP – Uma mulher de 84 anos, moradora da Freguesia do Ó (zona norte), é a primeira vítima fatal da dengue na capital paulista, de acordo com informações da Secretaria da Saúde do Estado.
Uma segunda morte, de um homem de 88 anos, também na zona norte, está sendo investigada pelo Instituto Adolfo Lutz. Ao todo, o Estado de São Paulo soma 32 mortes em decorrência da dengue neste ano contra 87 casos em todo o ano passado. Na capital, foram 14 óbitos pela doença em 2014.
De acordo com a secretaria, dados preliminares informados pelos municípios ao Sinan (Sistema Nacional de Agravos de Notificação), o Estado registrou, entre janeiro e fevereiro deste ano, 38.714 casos confirmados de dengue, o que representa incidência de 92 infecções por 100 mil habitantes. Para caracterizar uma epidemia em nível estadual, a incidência deve ser acima de 300 casos por 100 mil habitantes.
O “mapa da dengue” traçado pela Saúde indica que 20 dos 645 municípios paulistas concentram cerca de 60% dos casos registrados no primeiro bimestre do ano.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse na manhã desta sexta-feira (6) que as cidades paulistas com epidemia de dengue são as que eram consideradas livres da doença anteriormente.
“Se formos analisar as cidades que apresentam epidemia, elas ficam em lugares que eram ‘virgens’ de dengue. Elas pagam o preço de nunca terem pego a doença antes”, disse em evento na zona sul de São Paulo.