Trocar milhas acumuladas por passagem aérea é uma ótima maneira de economizar na parte mais cara da viagem. Porém, não é tão simples assim. É preciso ficar atento às promoções das companhias aéreas e aos melhores cartões para acumular pontos que serão convertidos em milhas.
Antes de adquirir um cartão de crédito com foco nas milhagens o consumidor deve levar em conta quais são as companhias parceiras do cartão, a taxa de conversão de pontos, as regras para transferências de pontos para viajar, o valor da anuidade do cartão e a validade dos pontos.
Os pontos acumulados no cartão de crédito podem ser trocados por outros produtos além de passagens aéreas, como eletrodomésticos, cupons de descontos, eletrônicos, cursos, etc.

Um cuidado importante é transferir os pontos do cartão de crédito que estão perto de vencer para o programa da companhia aérea que você mais usa. Assim, conseguirá dar sobrevida aos pontos que estavam quase expirando, estendendo-os no programa da companhia aérea. O resultado completo do teste está na revista Dinheiro & Direitos nº 54 de Fevereiro, e também está disponível no site: www.proteste.org.br
Para o levantamento, em outubro e novembro de 2014, foram pesquisadas por telefone, nos sites e presencialmente, as instituições que ofertam cartões de crédito com programas de pontuação que podem ser convertidos em milhas, os cartões específicos para acúmulos de milhagens e os programas de milhagens das companhias aéreas nacionais. No total foram avaliados 76 cartões de 9 instituições financeiras, assim como os programas de milhagens de 4 companhias aéreas nacionais.