A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) do Paraná inicia na terça-feira (10) a vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). Meninas de 9 a 11 anos completos devem ser imunizadas. A vacinação vai até abril nos postos de saúde de todo o estado.
Segundo a Sesa, a previsão é vacinar 256.182 meninas nesta faixa etária. As garotas devem procurar os postos de saúde, levando a carteira de vacinação.
A primeira fase da campanha começou em 2014 e abrangeu meninas de 11 a 13 anos. No Paraná, foram vacinadas cerca de 250 mil adolescentes.
A imunização é feita em três doses para garantir efeito contra o HPV. A primeira aplicação será entre março e abril, enquanto que a segunda deve ser dada seis meses após a primeira dose. A terceira aplicação deve ser feita cinco anos depois da primeira.
Em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, a vacinação já começa na segunda-feira (9), segundo a Secretaria Municipal de Saúde. A Secretaria prevê vacinar 8.751 meninas.
O HPV é transmitido na relação sexual e de mãe para filho, durante o parto. Segundo a Sesa, a estratégia do Ministério da Saúde é vacinar as mulheres antes do início da vida sexual.