A Câmara de Vereadores aprovou, nesta segunda-feira (9), sugestão à Prefeitura de Curitiba para que sejam utilizados drones (veículos aéreos não tripulados guiados por controle remoto) com o objetivo de localizar e combater focos do mosquito da dengue em locais de difícil acesso. O requerimento apresentado por Zé Maria (SD) indica a realização de mapeamento, vistoria e o registro das imagens. “A cada voo, uma câmera acoplada ao drone pode mapear pontos de difícil acesso para os agentes de saúde em busca de criadouros e de água parada”, explicou o parlamentar.

Durante o debate, Zé Maria apresentou em plenário reportagem do Jornal Nacional que mostrou a utilização de drones na cidade de Limeira (interior de São Paulo) e os bons resultados obtidos com a ação. Sabemos da gravidade da dengue e as mortes que ela tem causado. Várias cidades já estão buscando esse recurso tecnológico para o combate à doença, pois tem excelente relação custo-benefício, observou. 

Segundo o vereador, o principal objetivo é sobrevoar locais de proliferação do mosquito. “Para verificar se há caixas d’água sem tampa, água parada em lajes de residências ou edificações, imóveis para locação, piscinas sem tratamento, e em casas abandonadas que a equipe não consiga ter acesso. Tudo o que for para a gente somar à prevenção para evitar a proliferação de criadouros, é importante colocar em prática”, observou o autor da sugestão. 

Ele adverte para “as imagens, como prova substancial para que a prefeitura consiga pressionar, sob pena de multa, proprietários que se negam a atender os agentes e flagrar caixas d’água com vazamentos e lajes com criadouros”. Ainda segundo Zé Maria, “a utilização desta nova tecnologia também pode colaborar na redução de outros custos até agora dispendidos, que podem ser redirecionados, criando-se um banco de dados e imagens de controle e mapeamento, evitando, ainda, o constante acionamento de órgãos como o Ministério Público”. 

A sugestão recebeu apoio em plenário de diversos vereadores. Bruno Pessuti (PSC) alertou para as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre o uso de drones e comentou sobre a possibilidade de outros usos do equipamento, como na fiscalização de