O que difere profissionais de sucesso de outros que, com as mesmas competências, não alcançam igual sucesso? Eles têm mais que talento, dedicação, comprometimento, ou qualquer outra competência: são apaixonados pelo que fazem! Carreira & Cia conversou com José Maurício Buckeridge, diretor do Grupo Educacional Opet.

Qual a importância de gostar do que faz?
Gostar do que faz e sentir-se bem em fazê-lo melhora a produtividade, a criatividade, a autoestima, a qualidade de vida. Um dia de trabalho é intenso para qualquer profissional em qualquer área, posição ou empresa, mas ao final do dia uns estão felizes e outros frustrados, uns estão com a energia redobrada e outros extenuados.

Por que as pessoas veem de maneiras diferentes este assunto?
O que difere uns dos outros é a felicidade que se sente quando se olha para trás. O cara é feliz não porque trabalhou menos que outro, mas porque sentiu prazer no que realizou. Para estes, o dia seguinte é sempre um desafio, para os outros um martírio.

Os outros são referência para uma postura mais pró ativa no trabalho?
É comum ouvir coisas do tipo se eu tivesse os recursos que ele tem; se eu tivesse a equipe que ele tem; trabalho tanto quanto ele, mas não consigo o mesmo sucesso. Me pergunto se as mesmas condições fossem oferecidas àqueles que questionam o sucesso do outro proporcionariam igual realização? Provavelmente não, porque faltou se perguntar gosto do que faço tanto quanto ele?.

Como despertar esta consciência?
Razões diferentes levam as pessoas a escolherem a sua profissão, mas apaixonar-se por ela é o primeiro passo para alcançar o sucesso e a paixão nasce do descobrimento, do desafio, do prazer em realizar coisas novas e não do senso de dever cumprido. Projeto concluído, tarefa realizada, meta alcançada são importantes, mas no dia seguinte é passado. Trabalho não é frustração, frustrante é a monotonia, a rotina,a falta de interesse pelo novo, a aceitação da limitação que alguém se auto impõe.

Gostar do que faz ajuda na carreira?
Os apaixonados pelo que fazem acordam todos os dias pensando: hoje vencerei desafios maiores que os de ontem e menores que os de amanhã. Aqueles que ainda não foram picados pelo mosquito da paixão profissional pensam: vai começar tudo de novo. Sucesso ou frustração são forças que atuam de dentro para fora, não de fora para dentro.


CURTAS

* Livro: Lições de Confúcio para a carreira e os negócios. Este livro traz 32 pensamentos de Confúcio que contribuirão para reflexões sobre carreira e gestão de negócios. Incentiva o entendimento de vários aspectos, entre eles a necessidade de conhecer a si mesmo e aos outros e de saber agir como um verdadeiro líder em qualquer posição que ocupe. Autor Enrique Benito, tradução Barbara Guimarães Aranyl. Editora Gente.
* Uma empresa pode ser responsabilizada pela dívida de seus sócios. A prática, que está se tornando cada vez mais comum, também é chamada de desconsideração inversa da pessoa jurídica e pode ocorrer quando se verifique o abuso de direito do sócio, com o intuito de fraudar credores, transferindo seus bens pessoais para a empresa com o objetivo de impedir a localização dos mesmos. Esse tipo de prática, embora reprovável, é comum em casos de separações e divórcios em que o cônjuge, visando livrar parte (ou a totalidade) de seus bens da partilha, transfere-os para a pessoa jurídica.
* As férias de julho são um ótimo período para estudar inglês. Durante o mês, a Phil Young’s English School oferece o Winter Intensive. São 3,5 horas de aula durante 17 dias consecutivos, que equivalem a um semestre letivo de um nível do curso regular. Há turmas disponíveis nos períodos da manhã, tarde e noite nas unidades do Batel, Cabral, Champagnat e Ecoville. A grande diferença deste módulo é a semi-imersão na língua inglesa, já que as aulas acontecem de segunda a sexta-feira. O programa possibilita acelerar o cronograma tradicional, adiantando a grade normal de aprendizado.


FRASE

Ame o seu trabalho e você nunca trabalhará um dia sequer em sua vida.
(Confúcio)


   

 

www.ineam.com.br

 

www.hamiltonfonseca.com.br