Criatividade na cozinha. Esse é um dos ingredientes essenciais para os botecos participantes do Comida di Buteco . O concurso, que já existe há 16 anos e nesta edição chega à capital paranaense, tem como regra escolher a cada ano um tema para os petiscos que serão apresentados e julgados pelo público. Desta vez o escolhido foi frutas.

A intensão, segundo o organizador do evento, Filipe Pereira, é desafiar ainda mais a criatividade dos botequeiros e promover a pesquisa culinária. Escolhemos frutas por se tratar de um tema muito ligado ao Brasil e por ser amplo, pois abriga mais de 300 espécies. Trata-se de um tema com amplitude nacional e que também tem uma rica abordagem regional, explica.

Em edições anteriores temas como jiló, especiarias e queijo minas já foram os eleitos. Em todas as edições a regra é a mesma: o ingrediente escolhido não precisa ser o protagonista do projeto. Ele pode aparecer como molho, tempero e até decoração do prato.

O concurso – O Comida di Buteco acontece em Curitiba e outras 19 cidades de 10 de abril a 03 de maio. Criado há 16 anos, em Belo Horizonte, o objetivo do projeto é instigar a criatividade e inovação dos bares e eleger o melhor boteco da cidade, além de promover os estabelecimentos participantes, que são escolhidos a dedo pela organização. Eles devem necessariamente ser estabelecimentos familiares, com o proprietário literalmente à frente do negócio e atrás do balcão no dia a dia.

Ao longo dos 24 dias de concurso todos os bares são avaliados pelo público e por jurados. O peso dos votos de cada um deles é de 50% e vai decidir o melhor boteco da cidade. Além do tira-gosto, que contempla 70% da nota, a qualidade do atendimento, a higiene do local e a temperatura da bebida também são avaliadas.

O Comida di Buteco é o único concurso que elege o vencedor com votação pessoalmente. Cada cliente que provar o petisco recebe uma cédula de votação no bar e tem que dar sua avaliação no local. Nada pode ser feito pela internet. Também é possível votar apenas uma vez em cada bar. Ao final o instituto de pesquisa Vox Populi faz a apuração do grande vencedor.

Alguns números do concurso de 2014:
– 400 mil votos
– 340 mil tira-gostos vendidos
– 3.900 empregos gerados
– 4 milhões de pessoas impactadas