Não há mais desculpas. Já é março, é hora de voltar ao trabalho e tirar da gaveta os novos projetos. É quase obrigatório hoje em dia ter um espaço para trabalhar em casa, seja a casa ou apartamento grandes ou pequenos. Também é possível fazer algumas pequenas transformações naquele cômodo da casa para dar uma ar de home working.

Queira você um canto reservado do resto da casa ou mesmo no meio da sala, soluções simples podem surtir grande efeito. Como escolher uma boa luminária de mesa. “Ela pode transformar o estilo de sua bancada e ajudar você a ter mais conforto na hora da leitura”, diz a arquiteta Fernanda Marques.

Outra recomendação da profissional, frequentemente convocada para projetar espaços do tipo, é criar no ambiente luz de forma indireta, concentrando o foco mais forte sobre a bancada de trabalho. “Em se tratando do mobiliário, gosto da ideia de ter um móvel sob medida, é o mais indicado, mas nem sempre é a única saída. Uma boa mesa pode funcionar perfeitamente”, acrescenta ela.

Quando o cômodo for reduzido, a solução parece estar mesmo em investir em marcenaria sob medida. “É o melhor jeito de aproveitar de forma útil todos os espaços disponíveis”, aconselha a arquiteta Leila Dionizios. Ainda assim, para que você não corra o risco de ficar no meio da bagunça, nichos e gavetas são essenciais.

Por fim, para que o ambiente não fique sóbrio demais, espalhar seus livros em uma estante, como no projeto assinado por Debora Racy, do escritório Arquitetura Paralela, ajuda a deixar tudo o que você precisa à mão e ainda pode imprimir um toque de cor ao ambiente. “Se você não tem um quarto para transformar em escritório, a solução é usar o espaço que tiver disponível. E o melhor é fazer isso de forma divertida”, conclui a arquiteta. Linda Varone, escritora em especialista em home office, e Michael Chauliac, vice-presidente de marketing da loja online de móveis para escritório Poppin, listaram os 10 pontos principais para montar um escritório em casa.

ATÉ ESTÚDIO CABE EM CASA
Logo que foi entregue pela construtora, este apartamento de planta aberta foi apresentado à arquiteta Debora Racy, do escritório Arquitetura Paralela. O pedido do proprietário, um jovem músico, era para que ela transformasse o espaço em um lugar propício ao trabalho, seja na mesa do computador ou no piano. Era preciso também ter espaço para acomodar o instrumento e a coleção de livros. “Optamos por deixar apenas um quarto e ter uma área maior para o living, aberto aos ensaios, com bom espaço de circulação”, diz Debora.

A estante, feita sob medida, tem prateleiras para a coleção e nichos com portas que guardam os objetos que não acrescentam ao visual despojado do apartamento. “Os dutos aparentes foram pintados de cores diferentes – amarelo para a iluminação e roxo para o sistema de som.”

A boa iluminação vinda da janela foi estrategicamente aproveitada na localização da mesa do escritório. O piano, no estar, mostra que o projeto criou uma sala onde trabalho e descanso se misturam. “Buscamos inspiração nos lofts de Nova York, com ambientes integrados e materiais aparentes. A ideia tem tudo a ver com o uso que o morador faz do espaço.”


DICAS PRECIOSAS

1 – Não ouse demais: Na hora de montar um espaço de trabalho, é natural que o empreendedor queira um ambiente diferente dos demais. Mas é importante não ousar. Móveis cheios de curvas, como os vistas em revistas de design e redes sociais como o Pinterest, podem não ser funcionais: uma cadeira toda descolada pode causar problemas na coluna e chamar atenção demais.
2 – Siga regras ergonômicas: A ergonomia é o estudo da relação do ser humano e os ambientes em que ele se encontra. No trabalho, esse estudo objetiva o bem-estar frente a males causados pela jornada de trabalho, como dores nos pés, na coluna e problemas visuais. Alguns pontos que devem ser levados em conta na hora de preparar seu home office: ajuste sua cadeira em uma altura que permita que seus pés sempre estejam apoiados firmemente no chão ou em um descanso para pés, posicione seu antebraço em posição paralela ao chão na hora de digitar e coloque o monitor de uma maneira em que seus olhos consigam ver toda a tela sem movimentos bruscos da cabeça.
3 – Abra espaço para a luz natural: O sol faz bem e pode te ajudar a se manter acordado. Por isso, monte seu home office perto de uma janela. E dependendo da vista, vale começar seu horário de descanso dando uma bela olhada lá fora.
4 – Mas não esqueça das lâmpadas: A luz natural faz bem, mas provavelmente não será suficiente para iluminar seu escritório. Por isso, não esqueça das lâmpadas. Linda Varone dá uma dica: em vez de luzes de parede, tente colocar luminárias na sua mesa.
5 – Guarde papéis de forma inteligente: Chauliac afirma que o armazenamento de documentos é o principal problema de quem trabalha em casa, por conta da aversão das pessoas àqueles grandes armários de documentos. Segundo ele, esses móveis não são os mais atrativos do mundo, mas são necessários. No entanto, dá para ter estruturas mais bonitas, como prateleiras coloridas, por exemplo.
6 – Crie um “espaço de conforto”: Trabalhar por muito tempo sem uma parada é prejudicial à saúde e à própria produtividade – é necessário parar para readquirir a concentração do começo do expediente. Na hora de descansar, prepare um lugar confortável.
7 – Tenha uma plantinha perto de você: Uma planta é a decoração perfeita para o seu home office, já que ela traz para a sua casa algo que está lá fora. Além disso, ela não chama atenção bastante para tirar a concentração. Outra vantagem das plantas é que é possível deixá-las mais de dois dias sem água. Em outras palavras, você não precisa nem chegar perto do seu home office aos fins de semana.
8 – Personalize com bom senso: Nada contra colocar fotos de família na sua mesa, mas, depois de um tempo, elas deixam de chamar a sua atenção. “É importante personalizar a mesa, mostrar que aquele lugar é seu, mas talvez seja melhor fazê-lo com memes impressos, histórias em quadrinhos ou até um cheiro que te deixe mais alegra”, afirma Linda.
9 – Tire da sua vista coisas que te incomodavam no seu emprego: Chauliac tem aversão a um eletrônico mais que comum em escritórios: impressoras. “Elas parecem chatas e até seus barulhinhos me irritam”, diz ele. Sua fobia pode ser a mesma dele, ou aquele monte de post-its colocados no monitor, ou o toque do telefone. Trabalhar em casa tem que ser mais legal do que trabalhar fora, então é importante tirar de vista o que pode te deixar para baixo. “Ninguém está falando que é proibido ter uma impressora ou um telefone. Basta deixar aquilo mais escondido”, afirma Chauliac.
10 – Mantenha tudo o que você precisa perto de você: Lembre-se das distrações que a sua casa pode proporcionar. A TV; sua namorada ou namorado; comida; seu animal de estimação.