Alex Atala, Edinho Engel, Kátia Barbosa, Beth Beltrão, Wanderson Medeiros, Laís Duo, Rodrigo Martins, Bruno Cabral e os irmãos Ivo e Ivan Lopes. Esse é o time de chefs estrelados e restaurateurs de destaque na cena gastronômica brasileira que se reunirá nos dias 28 e 29 de março, em Curitiba, para a sétima edição do Gastronomix, evento que faz parte da programação do Festival de Curitiba.

O evento é comandado pelo chef Celso Freire. O Gastronomix aproxima as pessoas da alta gastronomia, de maneira leve e divertida, própria de um festival. Neste ano, conseguimos reunir chefs que garantirão ao público uma verdadeira viagem gastronômica por sabores e temperos, com uma identidade bem brasileira, afirma. Outro diferencial, segundo ele, é o compromisso do evento com a Gastronomia Responsável. Neste ano, todos os chefs convidados criarão um prato especial de acordo com os princípios desse movimento, completa.

O movimento Gastronomia Responsável é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, cujos princípios são a utilização de ingredientes orgânicos, a utilização de produtos regionais, a não utilização de espécies ameaçadas de extinção e o aproveitamento integral de alimentos. O público que participar do Gastronomix também estará contribuindo e apoiando esse movimento, que traz sustentabilidade para a gastronomia, afirma Freire.

 

Completam a lista de convidados do Gastronomix 2015 os chefs Iglae Zanoto Konvem, Zico Garcez, Fabiano Marcolini, Flávia Rogoski, Daniela Prosdócimo Caldeira, Leandro Blazkowski, Rosane Radecki de Oliveira e Ricardo Nogarolli, a chocolatier Polyana Rodrigues e o bartender Marcelo Silvério,

O evento

O Gastronomix é uma quermesse da alta gastronomia, que neste ano será realizado nos dias 28 e 29 de março, das 11h às 17h, no Museu Oscar Niemeyer. O evento oferece ao público a oportunidade de experimentar as criações dos chefs convidados em um único dia, num mesmo espaço, a preços acessíveis e com toda a infraestrutura de atendimento. Os ingressos custam R$ 10,00 e os pratos entre R$ 10 e 20,00.

 

A proposta do evento é fazer com que o público possa experimentar de tudo um pouco. Por isso, os pratos são serviços em porções que variam em torno dos 150 gramas. Assim, dá pra saborear carnes, massas, peixes e saladas, sem deixar a sobremesa de fora, formando um verdadeiro festival de sabores, explica Celso Freire. O Gastronomix deve reunir cinco mil pessoas nos dois dias de evento. Em média, cada pessoa experimenta quatro diferentes pratos. Por isso, Freire recomenda que os ingressos sejam comprados com antecedência para que o visitante possa chegar com tranquilidade ao local e desfrutar tudo com mais tempo.

 

Além de experimentar novos sabores, o público do Gastronomix também pode aprender novas receitas e harmonizações. Neste ano, o chef Alex Atala vai ministrar uma das aulas-show. Há mais de cinco anos convidamos o Atala e nunca conseguimos agenda. Finalmente, chegou o dia de termos ele no Gastronomix para uma aula-show, que será imperdível e muito concorrida, com certeza, destaca Freire.

 

A Electrolux também vai promover Oficinas de Gastronomia. Em cada um dos dois dias serão oferecidas quatro aulas-show, para dez participantes cada, nos horários das 12h, 13h15, 14h30 e 15h45. A inscrição será feita por ordem de chegada ao local. Após preparar a receita, o aluno poderá convidar um acompanhante para degustar o prato.

 

A Melitta oferecerá aulas-shows para ensinar a preparar cafés especiais em casa, além de oferecer degustação gratuita de cafés gourmet.

 

O Gastronomix 2015 terá, ainda, um espaço especial para o público conhecer e experimentar a variedade de cervejas artesanais produzidas em Curitiba. Mas quem não for adepto das cervejas poderá visitar outro espaço exclusivo para degustação de cachaças, vinhos e drinks especialmente preparados por bartenders.

 

Além de muita comida boa e bebida de primeira qualidade, o Gastronomix garante aos participantes muita diversão, entretenimento e cultura. Bandas vão alegrar o ambiente, que contará com Espaço Kids, organizado pelo Muralzinho de Ideias, com atividades culturais para os pequenos. O BuZum! fará a sua estreia no Festival de Teatro de Curitiba dentro do Gastronomix, com apresentações gratuitas do espetáculo Intolerância. O BuZum! é um ônibus transformado em sala de teatro e a peça Intolerância trata sobre um tema bastante atual entre crianças e adolescentes: o bullying.

 

Outra novidade deste ano será a loja de utensílios para cozinha que a Bergerson Presentes vai montar no local.

 

O Gastronomix 2015 é apresentado pela Electrolux e Worker, com patrocínio da Alltech, Grupo Servopa e Melitta e louça oficial da Oxford Porcelanas. O evento conta, ainda, com o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Bergerson Presentes, Balaroti e PUCPR.