As vendas no comércio varejista do Paraná cresceram 3,6% em janeiro, em relação ao mesmo mês de 2014. De acordo com o levantamento divulgado nesta sexta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse foi o quinto melhor resultado entre os 27 estados brasileiros pesquisados mensalmente. A receita cresceu 8,3% no estado.

No entanto, na comparação entre os resultados de janeiro deste ano, frente aos de dezembro de 2014, o resultado é modesto. A alta nas vendas foi de 0,2% e a receita aumentou 6,3%. No País, o volume de vendas do comercio cresceu 0,6% no confronto anual. Já em relação a dezembro, o avanço foi de 0,8%.

Mesmo com alguns setores sendo beneficiados por alguns fatores, as promoções pós-natal, se comparado com o mesmo período dos últimos anos, está bem abaixo, analisou Juliana Vasconcellos, gerente de serviços e comércio do IBGE.

Quando se analisa os números do varejo ampliado, o resultado do Paraná cai. A queda no volume de vendas, em comparação a janeiro do ano anterior foi de 4,4%. Nos últimos 12 meses, a retração foi de 3,8%. Nesta análise são incluídos os resultados dos segmentos de veículos, motos e contrução civil.

O segmento que apresentou a maior variação no volume de vendas em janeiro deste ano foi o de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação. Os empresários do setor viram as vendas subirem 20,3%. 

Em sentido oposto, com queda acentuada no volume comercializado, o setor de livros, jornais, revistas e papelaria teve queda de 16,5%. As vendas de veículos, motocicletas, partes e peças caíram 15%, e de materiais de construção 8,2%.