No mesmo dia em que milhares de brasileiros foram às ruas pedir o impeachment de Dilma Rousseff, o Coritiba também entrava em campo para tentar derrubar um líder: o J. Malucelli, último invicto do Campeonato Paranaense. E fazendo valer sua artilharia pesada, o Coxa conseguiu ter sucesso no golpe Estadual, aplicado neste domingo. O atirador de elite Rafhael Lucas chegou a oito tiros certeiros e é o artilheiro isolado da competição, enquanto Wellington Paulista, já no fim da partida, resolveu mostrar que também tem boa mira e fechou o placar no Ecoestádio.

O Jogo

Sabendo do poder de fogo dos invasores, o general Ary Marques resolveu reforçar a fortaleza defendida por Fabrício armando o time com três zagueiros (Leandro Silva, Gustavo e Alex Fraga). Já no Coritiba, o comandante Marquinhos Santos contava com a volta do volante Hélder, mas tinha de administrar as baixas de Leandro Almeida (suspenso) e Alan Santos (lesionado).

Em campo, o aspirante (a craque) Negueba foi quem ditou o ritmo do jogo. Com liberdade para explorar as linhas inimigas tanto pelos lados do campo quanto pelo centro, o jovem de 22 anos armava para seus companheiros, mas também agredia com tiros fortes de fora da área.

O Jotinha, porém, também tinha suas armas. A principal era a defesa: com três zagueiros e o meio de campo tumultuado, o time conseguia segurar o adversário. Mas o time do general Ary Marques não esperava que Marquinhos Santos e seus comandados fossem lançar mão de um bombardeio estratégico: escanteio cobrado por João Paulo, Wellington Paulista desvia e o matador Rafhael Lucas completa para o fundo das redes.

Com a vantagem no placar, o Coritiba ia cumprindo sua missão de destituir da liderança o J. Malucelli. Mas os perigosos e bravos soldados do time do bairro Barigui não se entregariam tão facilmente. Queriam briga, queriam jogo. E o técnico mexeu: entraram Andrezinho, Robinho e Schumacher nas vagas de Edu Amparo, Ronaldo e Leandro Silva. Já o Coritiba teve duas baixas por lesão (Rosinei, ainda no 1o tempo, e João Paulo. Depois, Mazinho ainda entrou na vaga de Rafhael Lucas).

No segundo tempo, o jogo ficou aberto. Vendo a liderança escapar e o golpe ser bem sucedido, o Jotinha se lançou ao ataque, deixando espaços para a artilharia coxa-branca aproveitar. Wellington Paulista e Negueba tiveram a chance de enterrar o adversário e sacramentar a liderança, mas pararam na fortaleza de Fabrício. Do outro lado, do campo, Vaná também fez uma de suas melhores atuações como titular do Coxa. No final das contas, melhor para o Coritiba, que consegue derrubar o adversário, arrancando sua invencibilidade e roubando sua liderança.

J. Malucelli 0 x 2 Coritiba

J. Malucelli: Fabrício; Alex Fraga, Leandro Silva (Schumacher) e Gustavo; Ronaldo (Robinho), Luiz Camargo, Edu Amparo (Andrezinho), Cristovam, Fabinho e Netinho; Bruno Batata. Técnico: Ary Marques.
Coritiba: Vaná; Norberto, Luccas Claro, Welinton e Carlinhos; Helder, Rosinei (Pedro Ken) e João Paulo (Cáceres); Negueba, Rafhael Lucas e Wellington Paulista. Técnico: Marquinhos Santos.
Gols: Rafhael Lucas (34 – 1o) e Wellington Paulista (48 – 2o)
Cartões amarelos: Gustavo, Edu Amparo, Ronaldo (J); Helder, Wellington Paulista e Welinton (C)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva
Público: 1.616 pagantes
Renda: R$ 69.275,00
Local: Ecoestádio Janguito Malucelli, em Curitiba, domingo às 16 horas

Principais Lances

Primeiro Tempo

4 – Negueba avança livre pela intermediária e resolve arriscar. O chute forte desvia e passa por cima do gol, com perigo.

18 – Fabinho ganha de Carlinhos e tenta o cruzamento para trás para Bruno Batata, bem posicionado na área. Vaná sai do jogo com coragem e corta o passe, mandando para escanteio.

27 – Carlinhos dispara da intermediária, costura toda a marcação, invade a área e chuta com a perna direita. A bola vai para fora.

33 – Negueba avança até a linha de fundo e serve para Norberto, que chuta forte, mas em cima do goleiro Fabrício, que manda para escanteio.

34 – Gol do Coritiba! Cobrança de escanteio de João Paulo, Wellington Paulista desvia no 1o pau e Rafhael Lucas, de peixinho, abre o placar no Ecoestádio.

45 – Bruno Batata recebe na área e sai cara a cara com o goleiro Vaná, que opera um verdadeiro milagre. A arbitragem, porém, já marcava impedimento.

Segundo Tempo

8 – Fabinho dispara pela direita, passa por um marcador e cai dentro da área após dividida com Negueba. A arbitragem não marca nada.

31 – Cobrança de falta para a área, Bruno Batata aparece livre e dá um toquinho para desviar do goleiro, que estava ligado e fez boa defesa. A arbitragem, porém, já marcava impedimento.

36 – Negueba arranca da intermediária e serve para Wellington Paulista chutar. Fabrício defende e no rebote Negueba é quem arrisca. O goleiro defende de novo.

48 – O goleiro Vaná lança da área, a bola vai até a entrada da área do J. Malucelli e encontra Wellington Paulista, que tira do marcador e bate forte para fechar o placar.