As empresas de Organização Social de Luto Curitiba e Organização Social de Luto Araucária, em 2014, foram as que apresentaram o maior número de reclamações dos consumidores e, também, as que apresentaram os menores índices de soluções. Foram 672 reclamações contra a Luto Curitiba, com solução de apenas 58 casos, e 389 contra a Luto Araucária, com solução de 8.

Os números fazem parte do Cadastro de Reclamações Fundamentais, divulgado nesta manhã de segunda-feira, 16, pelo Procon-PR, em cumprimento o art. 44 do Código de Defesa do Consumidor. Ele traz informações sobre os processos administrativos abertos nos órgãos de defesa do consumidor, indicando se os mesmos foram resolvidos ou não pelos fornecedores e deve ser publicado anualmente. 

Ao todo, em 2014, o Procon-PR realizou 82 mil atendimentos (informações, orientações e atendimento preliminar) que resultaram em 10.535 processos administrativos. Segundo Claudia Silvano, o Cadastro representa uma visão qualificada dos principais problemas enfrentados pelos consumidores no mercado, devendo ser consultado sempre antes do fechamento de qualquer negociação.

O Cadastro de Reclamações Fundamentadas poderá ser acessado pela Internet, no endereço www.procon.pr.gov.br, no link PROCON-PR EM NÚMEROS, na aba Cadastro de Defesa do Consumidor.