O paisagismo também é uma área bem promissora, com a valorização cada vez maior dos espaços verdes em casas, condomínios, lojas e parques. . O paisagista é considerado um artista da natureza. É ele quem faz o planejamento de espaços públicos, como praças e parques, além de atuar em residências e empresas privadas, criando jardins e áreas verdes em setores urbanos, rurais, recreativos e ecológicos.
O curso de paisagismo do Cepdap é um curso profissionalizante reconhecido pelo CREA, na Secretaria Estadual de Educação do Paraná e cadastrado no MEC possibilitando aos alunos, após o término do curso, obter um registro profissional no CREA-PR.
O paisagismo consiste em três etapas: Projeto, Implantação e Manutenção. por exemplo, se uma pessoa quer fazer o paisagismo de uma área de lazer nos fundos de uma residência, o primeiro passo é fazer o projeto.

O profissional poderá atuar de diversas formas, seja diretamente em empresa de paisagismo ou indiretamente em um dos 15 setores envolvidos com o paisagismo, como floriculturas, empresas de arquitetura, revestimentos, etc. Poderá também administrar sua própria empresa, projetar e executar projetos paisagísticos ou prestar serviços para uma atividade específica.
O curso de paisagista no Cepdap dura quatro semestres (22 meses) com carga horária de 800 horas. Há opção nos períodos da manhã e da noite e as aulas acontecem três vezes por semana. O curso todo custa, em média, R$ 9 mil, que podem ser parcelados
O Senac também oferece o curso de Introdução ao paisagismo. Ainda não há informações do curso, mas ele costuma ser aberto em maio.