SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Pelo menos dois córregos transbordaram por causa das fortes chuvas que caem em partes da cidade de São Paulo na tarde desta quinta-feira (19).
De acordo com o CGE, o córrego Morro do S, no Campo Limpo, transbordou por volta das 15h05, o mesmo ocorreu com o córrego Ipiranga, na região homônima, às 15h20. As duas regiões chegaram a entrar em estado de alerta, mas por volta das 16h30 a situação já havia melhorado e os locais estavam apenas em estado de atenção.
Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), há queda de granizo principalmente nos bairros de Vila Sônia, Morumbi, Pinheiros e Jardim paulista na Zona Oeste. Na Zona Sul, nos bairros de Vila Andrade, Santo Amaro e Jardim São Luiz, a precipitação é forte.
Ao menos dois trechos da rodovia Raposo Tavares também estão alagados por causa das precipitações. A reportagem apurou que no km 23 e no km 19 o motorista é obrigado a trocar de faixa para fugir da enchente o que provoca lentidão na rodovia.
A Régis Bittencourt também alagou. Há lentidão na via do km 276 ao km 273
Todas as regiões da cidade e as marginais Tietê e Pinheiros estão em estado de atenção para enchentes.
De acordo com o CGE, há 26 pontos de alagamentos na cidade, 23 dos quais intransitáveis e três transitáveis.
Os intransitáveis estão um na subprefeitura da Sé, um na de Pinheiros, dois na do Butantã, dois na do Campo Limpo, dois na de Santo Amaro, um na de Aricanduva, um na do Ipiranga e 12 na da Vila Mariana.
Os transitáveis se encontram na subprefeitura de Pinheiros, na de Aricanduva e na da Vila Mariana, com um ponto cada uma.
Ainda segundo o CGE, a temperatura média da cidade nesta tarde é de 25ºC. Nas próximas horas, segundo previsão, seguem com tempo instável e chuva na forma de pancadas acompanhadas de rajadas de vento, trovoadas e potencial para formação de alagamentos.
O aeroporto de Congonhas chegou a ficar fechado para pousos por 58 minutos. As operações foram normalizadas às 15h43.
Com o trânsito afetado, São Paulo tinha 115 km de lentidão às 17h de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
OUTONO COMEÇA SEXTA
Na sexta-feira (20), o outono começa pontualmente às 19h45. O dia será marcado por muitas nuvens, aberturas de sol e sensação de tempo abafado. As pancadas de chuva acontecem de maneira isolada entre o meio da tarde e o início da noite. Os termômetros variam entre 19ºC e 27ºC.
No sábado (21), o sol aparece entre muitas nuvens no período da manhã e as temperaturas entram em elevação. A aproximação de uma frente fria aumenta a quantidade de nuvens no transcorrer da tarde e aumenta a condição para chuvas mais generalizadas e fortes no final do dia. Há potencial para rajadas de vento e formação de alagamentos. A temperatura oscila entre 20ºC e 28ºC.
O domingo (22) será de tempo fechado e chuvoso na região metropolitana de São Paulo com queda de temperatura.