A Rua Leodoro Ferreira de Castro, no bairro Cajuru, ficou tomada de moradores região – especialmente crianças – na tarde deste sábado (21), primeiro dia do projeto Ruas de Lazer, que fecha trechos de ruas para que a comunidade aproveite o espaço. O prefeito Gustavo Fruet esteve no local, onde foram oferecidas atividades esportivas e de lazer, numa parceria da Prefeitura com a associação de moradores da região. Mais dois pontos da cidade (no Sítio Cercado e na região central – Rua São Francisco) também se integram neste fim de semana ao projeto, que será levado para todas as regionais.

O projeto prevê o fechamento de trechos de vias, que se transformarão em espaços de recreação, prática desportiva e convívio social para a comunidade, geridos por associações de moradores do entorno. O lançamento do programa faz parte das festividades do aniversário de 322 anos de Curitiba.

Fruet foi recebido pela presidente da Associação de Moradores São João Del Rey, Janaína Baptista da Luz, conhecida como Tiara. O prefeito interagiu com as crianças, conversou com moradores, deu um saque na partida de voley e arriscou uma partida de ping-pong com uma das crianças. O bate-papo com a comunidade, crianças e lideranças foi junto da roda de capoeira.

É uma proposta que beneficia todo o entorno das Ruas de Lazer. Este espaço precisa ser utilizado com o sentimento de pertencimento, de convivência, de alegria e acolhimento disse o prefeito, que apoia a iniciativa do grupo Abadá Capoeira na inclusão das crianças no esporte.

A novidade atraiu crianças da vizinhança, que se divertiram com os brinquedos. Pais e curiosos que passavam pelo local viram a Rua de Lazer toda colorida e cheia de brinquedos sendo ocupados tanto por crianças quanto por adultos.

Aguardando sua vez ao lado da mesa de ping-pong, o cozinheiro  Rodolfo Augusto Furtado, 30 anos, aprovou a ação e disse ter voltado no tempo. O ping-pong e ver as crianças de pé no chão, bola, rede, brincadeiras, tudo isso me fez lembrar dos tempos de infância. Está de parabéns a Prefeitura de Curitiba pela iniciativa de ocupar espaços públicos e dar essa oportunidade de lazer para as crianças comentou.

O motorista Ronaldo Ingles da Silva, 36 anos, mora na rua e ficou emocionado com a alegrias dos quatro filhos:Eduarda, 8 anos; Jonas, 2; Alisson, 10 anos e Ana Cristina, 16 anos. Não tenho palavras para descrever essa alegria. Ver meus filhos aqui na rua, envolvidos com este projeto que envolve o poder público e o trabalho social da associação é muito importante para o desenvolvimento das crianças disse o morador.

Tiara, a presidente da associação, conta que serão beneficiadas aproximadamente 90 crianças que já participam na capoeira e acredita que muitas outras virão. Estamos felizes em receber o prefeito Fruet, especialmente neste dia em que as Ruas de Lazer são inauguradas. É especial ele conhecer nosso projeto e interagir com as crianças. Certamente outras crianças dos bairros próximos vão ficar sabendo da novidade e semana que vem a rua vai estar cheia contou Tiara.

Ela complementou dizendo que além das atividades da Rua de Lazer, as crianças terão a oportunidade de conhecer a capoeira.

Participaram do evento o administrador da Regional Cajuru, José Ribeiro; o secretário municipal de Esporte Lazer e Juventude, Aluisio de Oliveira Dutra Junior e sua equipe, incluindo o núcleo da  SMELJ-Cajuru os vereadores Pierpaolo Petruzziello e Felipe Braga Cortes e representantes da Guarda Municipal e Setran.

Outras Ruas de Lazer

Neste sábado foi inaugurada também a Rua de Lazer do bairro Sítio Cercado, que ocupará um trecho da Rua Sezinando Teixeira de Oliveira – entre as ruas Radialista Souza Moreno e Manoel da Nóbrega. A rua ficou fechada entre as 14h e 17h.

No domingo (22), o projeto chega à regional Matriz, no Centro. Será fechado um trecho da Rua São Francisco, entre a Presidente Faria e a Rua Riachuelo, onde as atividades de lazer ocorrerão das 10h às 17 horas.

As Ruas de Lazer fazem parte de um conjunto de medidas que a Prefeitura vem tomando para incentivar a ocupação dos espaços públicos pelos cidadãos e reforçar os vínculos entre a comunidade e a cidade. Isso ajuda a tornar a cidade mais humana e a fazer com que os cidadãos também se sintam responsáveis por ela, diz o prefeito Gustavo Fruet. Ele lembra que no ano passado uma parceria entre a Prefeitura e a comunidade permitiu o surgimento da Praça de Bolso do Ciclista numa área da região central que não era aproveitada.

Autogestão

As Ruas de Lazer deverão funcionar todos os fins de semana. A ideia é que as comunidades administrem os espaços, decidindo o dia, horários, e as atividades mais adequadas para cada local.

O conceito é de autogestão comunitária. A intenção é que a Prefeitura atue como indutora e deixe que a sociedade decida o que deseja para o projeto. Queremos dialogar com a comunidade, para que ela nos diga o quer, diz o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Aluísio Dutra Júnior.

A Prefeitura de Curitiba dará apoio, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, com aulas de capacitação e fornecendo o material de recreação e brinquedos, que permanecerão sob a guarda das comunidades beneficiadas.
Dutra Júnior informa que o projeto deverá ser ampliado ainda este ano, com a criação de novas Ruas de Lazer. A meta é levar o programa para cada uma das nove regionais administrativas. Na continuidade, a Prefeitura pretende criar um canal de diálogo que permita às comunidades solicitar a implantação de novas ruas.