Festas em comemoração ao aniversário de Curitiba,que acontece no próximo dia 29, movimentam neste sábado as regionais Bairro Novo, Boa Vista e Santa Felicidade. O prefeito Gustavo Fruet esteve pela manhã na Escola Municipal Foz do Iguaçu, em Santa Felicidade, por onde passaram aproximadamente 300 pessoas. Fruet percorreu os corredores da escola, cumprimentou professores e crianças e conheceu trabalhos realizados pelos alunos da escola, que é uma referencia para a comunidade local.

Que alegria imensa ver estas crianças entusiasmadas com uma festa tão bonita. Fiquei impressionado com as exposições de fotos, frases, artesanato e maquetes feitas pelos alunos”, disse o prefeito. “A nossa Curitiba é mais humana porque acredita na inovação, no futuro, na educação de qualidade e em nossas crianças, que representam o futuro do País.

Para a diretora da escola, Elaine Aparecida Seneki, foi um grande presente para alunos, professores e funcionários a escolha da escola para um dos eventos festivos em alusão aos 322 anos de Curitiba. Ficamos imensamente gratos pelo convite. Destaco a alegria, harmonia, união e comprometimento de todos os professores e equipe, disse a diretora, que também foi aluna da Escola Municipal Foz do Iguaçu.

O pequeno Fernando Augusto Paduki Junior, de 7 anos, foi a festa com a mãe, Marilaine Alves de Lima. Ele é aluno do terceiro ano e junto dos coleguinhas aguardava ansioso o início da programação. Gosto de fazer lição, de brincar e hoje vamos cantar parabéns para Curitiba, que está bem velhinha e vai completar 322 anos disse o aluno.

A Escola Municipal Foz do Iguaçu foi inaugurada em 1976. Atende 439 estudantes em turmas da pré-escola ao 5º ano do ensino fundamental. Ela está próxima dos Jardins Ipê, São João, Itália, Ouro Verde e Santa Helena.

Professores e alunos fizeram um belo trabalho, aproveitando o aniversário da cidade para desenvolver uma série de atividades. E muito bom ver o resultado aqui hoje”, disse a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.

Leocádio Luiz Bocátios, 58 anos, presidente da Associação de Pais, Professores e Funcionários da escola, destaca o sucesso das ações da escola. A integração entre a comunidade e a escola traz muitos resultados positivos. Realizamos reuniões quinzenalmente, de forma democrática e sempre no sentido de aprimorar disse Leocádio.

Estudantes do contraturno da escola que participam de oficinas de dança se apresentaram para o prefeito e outros visitantes, ao som da música “Curitiba é bonita demais”, de autoria de Paulo Hilário. As crianças do grupo de Folclore Ítalo Brasileiro Santa Felicidade também dançaram e tiraram fotos com o prefeito.

Participaram do evento a administradora da Regional Santa Felicidade, Maria José Ripol Diniz Serenato, , a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo, o secretário municipal de Esporte Lazer e Juventude, Aluisio de Oliveira Dutra Junior, o vereador Aldemir Manfron, a diretora e a vice da escola, Elaine Aparecida Seneki e Adriane Paolim de Oliveira, o representante do vereador Felipe Braga Cortes, Pancho, e o presidente da Associação de Moradores dos Jardins Pinheiro, Ipê e Santa Helena – AMOP, José Pereira das Chagas.

Outras regionais

Neste sábado, também acontecem festas do aniversário da cidade nas administrações regionais do Bairro Novo e Boa Vista. Na tarde domingo (22) é a vez da comunidade da Regional CIC festejar.

No Bairro Novo, a festa acontece no Portal do Futuro, localizado na Rua Ourizona 1631. O Portal – que durante a semana oferece atividades esportivas e de lazer à população – estará aberto das 13h às 18 horas com diversas atrações. Estão programadas atividades de recreação para as crianças (com camas elásticas, brinquedos e jogos), sessão de cinema infantil, aulão de zumba e apresentações culturais.

O ponto alto da festa será o corte de um bolo de 23 metros, em alusão ao aniversário de Curitiba.

Na administração regional Boa Vista a festa acontece no Parque do Bacacheri, entre 13h e 18 horas. A primeira atração será a Banda Lyra Curitiba, que se apresenta às 14 horas. Na sequência haverá um espetáculo de teatro, com o grupo do Teatro Americando da Igreja Batista; teatro de fantoches, apresentação de dança e um aulão de zumba no fim da tarde.

A Secretaria Municipal de Abastecimento fará uma orientação sobre cultivo de hortas durante todo o evento. Haverá também a distribuição de 800 mudas de plantas, orientação sobre a prevenção da dengue, além de atividades de recreação, com brinquedos, maquiagens e jogos gigantes, oferecidos pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.

Domingo

Artistas voluntários locais, brinquedos, jogos e um bolo de 100 quilos serão as principais atrações da festa preparada pela administração regional CIC. As atividades serão realizadas na Escola Municipal Professora América da Costa Saboia, na Rua Emílio Romani, 316 (Vila Verde), entre 13h e 18h deste domingo (22).

Além das atrações culturais e recreativas, a Prefeitura estará oferecendo à população uma série de serviços, levados pelas secretarias municipais e parceiros. Haverá ações como a emissão de carteiras de trabalho, orientação sobre violência contra mulheres e crianças, informações sobre cuidados com a saúde, distribuições de mudas de árvores, corte de cabelo e sessões de massoterapia.

As comemorações do aniversário da cidade, nos bairros, começaram na semana passada e se encerram na semana que vem, com festas nas regionais Cajuru, Boqueirão e Portão, no sábado (28).

No domingo (29), dia do aniversário, haverá festividades na Regional Matriz e o evento final, no Parque Barigui, durante todo o dia.