O Atlético Paranaense venceu por 7 a 0 o Nacional, nesse domingo (dia 22) à noite, pela 10ª (e penúltima) rodada do Campeonato Paranaense. Essa é a maior goleada da competição. Com o resultado, na Arena da Baixada, o time da capital segue com chances de fugir do Torneio da Morte e se classificar para as quartas de final. Para isso, precisa vencer o Londrina, no Estádio do Café, e torcer para que o Cascavel não vença o Foz, no Estádio ABC. A rodada decisiva será no próximo domingo.

Clique aqui para ver a galeria de fotos.

Na classificação, o Cascavel tem 13 pontos e está em oitavo lugar. O Atlético tem 11 e segue na 9ª colocação. Os oito primeiros se classificam para as quartas de final. Os quatro últimos disputam um quadrangular contra o rebaixamento.

O jogo desse domingo marcou a estreia do técnico Enderson Moreira, contratado para substituir Claudinei Oliveira. O Atlético estava há cinco jogos sem vencer. E havia marcado apenas cinco gols em 2015.

O Atlético começou com três mudanças em relação ao último jogo. O zagueiro Lula, o meia Bady e o atacante Edigar Junio entraram nos lugares de Léo Pereira, Felipe e Rafinha. O esquema tático foi o mesmo 4-2-3-1 usado por Claudinei Oliveira.

Apesar da vitória fácil, o Atlético não teve grande atuação. Ganhou porque aproveitou os constantes erros do adversário. Os defeitos da equipe da capital continuam os mesmo: muitos jogadores afobados e que insistem nas jogadas individuais. Faltam jogadores com visão de jogo e que usem o passe como principal ferramenta para construir. O Nacional teve uma atuação pífia, com falhas grotescas na marcação e erros individuais bizarros.

Em 22 minutos, o Atlético fez 3 a 0 no primeiro tempo. No 1º minuto, Bady lançou, em cobrança de falta. A zaga furou e Gustavo chutou para fazer 1 a 0. Aos 15, Cléo roubou bola no ataque e rolou para Marcos Guilherme, que cruzou. A bola desviou na zaga e entrou. Aos 22, Natanael cruzou e Cléo marcou de cabeça.

A vantagem foi ampliada para 4 a 0 aos sete minutos. Marcos Guilherme fez grande jogada e rolou para Natanael, que chutou no canto. Aos 13, Edigar Junio marcou 5 a 0, aproveitando cruzamento de Bady. Aos 39, o sexto gol. Natanael bateu escanteio. Cléo cabeceou. O goleiro espalmou Dellatorre pegou o rebote e marcou.

ATLÉTICO 7 x 0 NACIONAL
Atlético: Weverton; Eduardo, Gustavo, Lula e Natanael; Deivid (Paulinho Dias), Hernani, Marcos Guilherme, Bady (Nikão) e Edigar Junio (Dellatorre); Cléo. Técnico: Enderson Moreira
Nacional: Alisson; Baldinotti, João Pedro e Vitão (Jefferson); Diego Fiuza, Bruno, Tiago, Lucas Paulista (Lucas) e João Vitor; Tcharlles e Fernandinho (Vieira). Técnico: Dirceu Mattos
Gols: Gustavo (1-1º), Marcos Guilherme (15-1º), Cléo (22-1º), Natanael (7-2º), Edigar Junio (13-2º), Dellatorre (39-2º) e Hernani (46-2º)
Cartões amarelos: João Vitor, Vitão, João Pedro (N). Gustavo (A).
Árbitro: Fabio Filipus
Público: 7.486 pagantes
Renda: R$ 72.840,00
Local: Arena da Baixada, domingo

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo
1 – Gol do Atlético. Falta no meio-campo. Bady lança para a área. A zaga fura. Gustavo fica livre e chuta.
6 – Cléo faz o pivô e rola para Marcos Guilherme, que chuta sobre o gol.
15 – Gol do Atlético. Cléo rouba no ataque e rola para Marcos Guilherme, que cruza. A bola desvia na zaga e entra.
21 – Falta de longa distância. Hernani bate direto. O goleiro espalma no ângulo.
22 – Gol do Atlético. Natanael cruza para a primeira trave. Cléo cabeceia no ângulo.
23 – Bola mal recuada. Fernandinho sai na cara do gol e chuta. Weverton sai bem por baixo e salva.
25 – Eduardo cruza. O goleiro corta para a meia-lua. Marcos Guilherme chuta. A bola passa perto.
41 – João Vitor cruza. Tcharlles tenta de primeira e manda para fora.

Segundo tempo
3 – Cruzamento. Vieira sobe sozinho e cabeceia perto, sobre o gol.
7 – Gol do Atlético. Marcos Guiherme dribla dois e rola para Natanael, no bico da área. Ele chuta d direita e acerta o canto.
13 – Gol do Atlético. Bady cruza da esquerda. Edigar Junio, na primeira trave, cabeceia no canto.
16 – Contra-ataque. Bady deixa Natanael na cara do gol. Ele chuta e o goleiro defende.
29 – Contra-ataque. Vieira parte livre e fica na cara do gol. Ele chuta para fora e perde gol feito.
39 – Gol do Atlético. Natanael bate escanteio. Cléo cabeceia. O goleiro espalma. Dellatorre pega o rebote e cabeceia.
42 – Cruzamento na cabeça de Vieira. Ele finaliza perto, sobre o gol.
44 – Lucas chuta Weverton espalma. Vieira pega o rebote e cabeceia. Weverton salva de novo.
46 – Gol do Atlético. Dellatorre avança pela direita e toca para Hernani, que chuta no ângulo.