Considerada o “mal do século”, a obesidade é um dos problemas mais alarmantes da atualidade. Trata-se de uma epidemia crescente no mundo e, ainda, é a responsável por causar doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão arterial.

Segundo o especialista em cirurgia do aparelho digestivo, Glauco Afonso Morgenstern, do Hospital VITA Curitiba, a cirurgia bariátrica é uma opção quando o excesso de peso se torna prejudicial à saúde do adulto. Com uma média de 80 mil cirurgias anuais, o Brasil é o segundo colocado no ranking mundial de cirurgias bariátricas.

O nível de obesidade no Brasil atingiu 18,5% da população, um aumento significativo de 6,4% em relação com o mesmo estudo feito em 2007 pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), quando atingia 12,1%. Um outro levantamento, realizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), constatou que 7,3% das crianças com menos de cinco anos de idade estão com excesso de peso. A pesquisa ainda mostra que 33,5% das crianças entre cinco e nove anos estão acima do peso e o percentual na adolescência chega a 20,5%.

Palestras gratuitas – Com o objetivo de esclarecer dúvidas a pacientes e pessoas interessadas nos assuntos relacionados ao tema, o Hospital VITA Curitiba promove todos os anos palestras gratuitas sobre cirurgias bariátricas. A programação de 2015 inicia na quarta-feira (25 de março), às 19h no Auditório do Hospital VITA Curitiba. Os encontros são comandados pelo especialista em cirurgia do aparelho digestivo, Glauco Afonso Morgenstern. O próximo encontro será realizado no mês de maio.

Serviço
Palestra sobre Cirurgias Bariátricas
Quando: 25 de março (quarta-feira), às 19h
Onde: Auditório do Hospital VITA Curitiba
Endereço: Rodovia BR 116 Km 396, 4021, Bairro Alto, Curitiba – PR
Informações: (41) 3315-1876
Entrada gratuita