É uma história conhecida por quase todo o mundo, mas os detalhes históricos de sua vida e as intrigas políticas que conduziram a sua morte trágica e brutal brindam um contexto novo da história de Jesus de Nazaré. No domingo, dia 29 de Março, às 20h, o Nat Geo estreia – no mesmo dia que os Estado Unidos – “Quem matou Jesus?”, produzido por Scott Free Productions e baseado no livro de Bill O´Reilly e Martin Dugard, roteirizado por Walon Green (The Wild Brunch), ganhador do Oscar e do Emmy, e dirigido por Chris Menaul (“The Passion of Ayn Rand” y “Fatherland”).

Considerado um best-seller pelo New York Times, “Quem matou Jesus?” mostra a história de Jesus por uma nova e enriquecedora perspectiva, que fascinará tanto os cristãos quanto os que não são. Liderando o elenco Kelsey Grammer, como Herodes, o cruel e ambicioso rei romano da Judéa, que tentou matar Jesus quando ele nasceu, e Stephen Moyer como Poncio Pilates, o governador romano que ordenou a crucificação de Jesus.

Haaz Sleiman interpreta Jesus, e Rufus Swell, o Caifás, sumo sacerdote de Jerusalém que conspirou com a morte de Jesus. Emmanuelle Chriqui encarna Herodías, ex-esposa de Herodes II e esposa de seu irmão, Antipas, quem manipulou o marido e a filha para matar João Batista. Eoin Macken é Antipas, tetrarca da Galiléia e co-conspirador da morte de Jesus. John Rhys Davies desempenha Anás, o sumo sacerdote de Jerusalém e o primeiro a questionar Jesus e seus ensinamentos. Abhin Galeya é João Batista, considerado um profeta, preso e morto por Antipas. Stephanie Leonidas vive Salomé, filha de Herodíades e Herodes II, e causadora da morte de João Batista. Completando o elenco Aneurin Barnard como o Apóstolo Tiago; Vernon Dobtcheff como Isaías, o profeta que apareceu em sonhos Herodes antecipando sua morte; Tamsin Egerton é Claudia, a esposa de Pôncio Pilatos; John Lynch como Nicodemos, um fariseu que era um membro do Sinédrio para Jesus; Joe Doyle como Judas, o apóstolo que traiu Jesus; Alexis Rodney como Simão Pedro, um dos doze apóstolos de Jesus e seu confidente mais próximo; e Chris Ryman como Malco, servo de Caifás.

Combinação de filmes épicos e narrativa intimista, “Quem matou Jesus?” foi totalmente filmado no deserto marroquino com uma equipe de 250 pessoas e mais de 4.500 figurantes. Os 93 papéis com diálogo são incorporados por um elenco multinacional e diversificado. Esta grande produção, ao contrário de outros conduzidos pelo National Geographic Channel, possui personagens bíblicos conhecidos retratados sob uma luz diferente, proporcionando nuances raras, pouco exploradas anteriormente. “Quem matou Jesus?” estreia na América Latina e em 171 países em 45 idiomas. É a terceira colaboração entre National Geographic Channel, Scott Free e Bill O’Reilly, cujos dois primeiros projetos em conjunto foram: os indicados ao Emmy “Quem matou Kennedy” e “Quem Matou Lincoln”.