Em comemoração ao aniversário da cidade, a Cinemateca de Curitiba exibe a partir de hoje) uma seleção de filmes do seu acervo. A mostra vai até domingo (29) e conta com nove filmes, entre curtas, médias e longas-metragens. De terça-feira a sábado (24 a 28) será exibido dois filmes por dia, com sessões às 19h e às 20h. No dia 29 de março (domingo), data do aniversário, serão exibidos três filmes, com sessões às 16h, às 17h30 e às 19h. Os ingressos são gratuitos.

Hoje, às 19 horas, será a vez de Negociando com a Felicidade (2013, 25 min), de Luigi de Franceschi Pietro, um imigrante italiano, chega com sua família a Curitiba em 1879. Ele traz na bagagem o sonho de construir sua vida em solo brasileiro. Ao descobrir que donos de terreno negociam terras com colonos italianos, Pietro conhece Felicidade Borges, a dona de terras mais importante da região. Porém, Felicidade Borges é uma negociadora muito habilidosa. A partir disso, Pietro vai ter que usar de inteligência, simpatia e da ajuda de goles de bons vinhos para conseguir negociar com a felicidade.

Ás 20 horas é a avez de A Polaca (2013, 70 min), de Fernando Severo. O documentário conta a história de Hedwiges Mizerkowski, retratada pelo pintor italiano radicado em Curitiba, Guido Viaro, no quadro A Polaca (1935). O quadro é considerado a obra-prima do artista curitibano e o melhor retrato brasileiro pintado na década de 1930.

Amanhã, às 19 horas, será exibido Cachorro não, Chichorro (2005, 15 min), de Paulo Friebe. Documentário ficcional, cujo tema central é a vida e a obra do jornalista e escritor Alceu Chichorro. Ele se destacou nas décadas de 30, 40 e 50 principalmente por seus desenhos em jornais e revistas, que acabaram se tornando um registro histórico — crítico e bem humorado — da sociedade brasileira da época.

E às 20 horas, será a vez de A Guerra do Pente — O dia em que Curitiba explodiu (1986, 80 min), de Nivaldo Lopes.