O Balé Teatro Guaíra abrirá pela primeira vez o Festival de Teatro de Curitiba. O espetáculo de dança contemporânea Cinderela, coreografado pelo espanhol Gustavo Ramirez Sansano (ex-diretor artístico do Luna Negra Dance Theater, de Chicago), foi escolhido para abrir a 24ª. edição do Festival, com uma apresentação fechada para convidados hoje e outra, aberta ao público, na noite de amanhã. Produzido em comemoração aos 45 anos do Balé Teatro Guaíra, Cinderela teve somente quatro apresentações no ano passado e substitui o espetáculo internacional Forces na programação da Mostra 2015.

Escolhemos o Cinderela por vários motivos. Primeiro, porque queríamos um bom espetáculo para marcar a abertura de mais uma edição do Festival, em substituição ao Forces. Segundo, porque era uma boa oportunidade de se valorizar a produção local, ocupando um espaço de destaque dentro da programação. Terceiro, porque Cinderela é uma excelente produção que teve apenas quatro apresentações no ano passado. O público merece mais duas oportunidades para assistir essa grande produção do Balé Teatro Guaíra, afirma o diretor geral do Festival, Leandro Knopfholz.

O espetáculo Forces cancelou a vinda ao Festival em meados de fevereiro. A produção da coreógrafa Elizabeth Streb não conseguiu despachar a tempo todos os equipamentos necessários para a montagem do espetáculo, em razão da neve em Nova Iorque. Desde que fomos informados de que os equipamentos não chegariam em Curitiba a tempo para a abertura do Festival, iniciamos a pesquisa e contatos para conseguir um espetáculo que abrisse com chave de ouro a nossa vigésima quarta edição. Acho que conseguimos e esperamos que o público goste, destaca Knopfholz.

SERÃO 422 ESPETÁCULOS; 29 NA MOSTRA PRINCIPAL
A 24ª edição do Festival de Teatro apresenta, entre hoje a 5 de abril, 422 espetáculos, sendo 29 na mostra principal, sete dos quais são estreias nacionais e outros cinco atrações internacionais, e 393 no Fringe, uma mostra paralela. Os ingressos já estão a venda pelo site www.festival decuritiba.com.br, e nas bilheterias dos shoppings Barigui, Mueller e Palladium.

Durante os 13 dias, a mostra principal vai ocupar os dez principais palcos de Curitiba, sendo eles o Teatro Guaíra, Guairinha, Ópera de Arame, Teatro Positivo, Teatro da Reitoria da UFPR, Teatro Bom Jesus, Sesc da Esquina, Teatro Paiol, Teatro Regina Vogue e Portão Cultural, e entre as estreias, estão os espetáculos SPon SPof Spend, Post Scriptum, OE, Abnegação 2, Meu Saba, Fishman e Ensaio Para Um Adeus Inesperado. Do exterior vêm outras cinco atrações: A House in Asia, Double Rite, Surfacing, Numax e Forces, espetáculo norte-americano que abre o Festival.

Outras montagens como Gotas D’Água Sobre Pedras Escaldantes, Silêncio, Oh! Os Belos Dias, Nêgo, Drummond, Pessoas Perfeitas, Beije Minha Lápide, Através de Um Espelho, Desalinho, Let’s Kiss, Máquina Fatzer, Nômades, Adorável Garoto, Selfie e Depois do Ensaio, e dois musicais, Dias de Luta, Dias de Glória e Samba Futebol Clube também fazem parte da mostra principal.

GASTRONOMIX, GURITIBA, MISH MASH E RISORAMA
Gastronomix, Guritiba, Mish Mash e Risorama são os quatro eventos simultâneos que integram a programação do Festival de Teatro de Curitiba e movimentam a capital paranaense nos 13 dias do evento. Mish Mash será realizado nos dias 4 e 5 de abril, tem direção artística de Rafael Barreiros, o Palhaço Alípio, da Cia dos Palhaços, e reunirá atrações de ilusionismo e mágica. Com curadoria de Diogo Portugal, o Risorama reunirá o melhor do stand up comedy do Brasil de 26 a 31 de março.

Primeira feira de alta gastronomia de Curitiba, o Gastronomix chega à sua sétima edição, com espaço ampliado para as crianças. Nos dias 28 e 29 de março, chefs estrelados e pratos de diferentes lugares do Brasil compõem o cardápio do evento, que conta ainda com aulas-shows e aulas práticas de culinária. O evento também tem espaço dedicado para a Gastronomia Responsável, em parceria coma Fundação Grupo Boticário.

De 28 de março a 5 de abril, o Guritiba terá quatro espetáculos infantis: Agora Eu Era o Herói, comédia romântica para o público infanto-juvenil da Cia UM de Teatro, Tucantaconto, show musical da Cia Tricromática, Entre Janelas, trabalho da Tato Criação Cênica, e Intolerância, drama da companhia BuZum.