O Outono já chegou com temperaturas mais baixas. Nada melhor que no friozinho, degustar um bom chá. O hábito de tomar chá é, antes de mais nada, sugerir uma pausa para a vida atribulada. É chegar a conclusão que você realmente merece um momento de calmaria.

Os chás estão na vida da humanidade há muito tempo e curiosamente são preparados da mesma forma, desde aproximadamente 2.800 a.C, quando a bebida provavelmente foi descoberta na China. Aliás, preparar o chá daquela forma por infusão e não saquinhos é regra básica para manter o sabor e requinte da bebida, segundo os especialistas.

O bairro São Francisco, em Curitiba, ganhou um novo  estabelecimento especialista em chá:  o Caminho do Chá, da chef pâtissière e designer de chá Dani Lieuthier. O lugar é resultado de meses de pesquisa e trabalho em oito países sobre a cultura milenar da bebida. O cardápio traz uma variedade de 42 chás importados de 12 países, 17 blends —  chá com mistura de ervas e sabores — elaborados artesanalmente, além de doces e pães caseiros.  No almoço, a casa oferecerá duas opções de cardápio por dia, com entrada, prato principal e chá quente ou gelado.

A Caminho do Chá começou com uma viagem pelo mundo dos chás. Foram anos de estudo e preparo para encontrar toda a inspiração para abrir a Caminho do Chá. Nosso objetivo: trazer um momento de alegria para todos os que passarem pela nossa casinha, frisa Dani. A curitibana passou pela França, Inglaterra, Turquia, Geórgia, Tailândia, China, Taiwan e Marrocos, onde aprendeu sobre cultura, cultivo e história do chá com 12 Mestres de Chá.

Os blends são feitos com chás importados, flores, especiarias e frutas frescas e desidratadas artesanalmente pela equipe da Caminho do Chá. Aqui não usamos aromatizantes ou conservantes. Só amor, destaca Dani.  Além de saborear os melhores chás do mundo, os clientes poderão conhecer a tradição da bebida de acordo com o país de origem.

COM LEITE PODE? OS BRITÂNICOS DIZEM QUE SIM
Servir chá com ou sem leite é uma dos assuntos mais controversos. Enquanto nas maiorias dos países o costume de servir chá com leite é pouco difundido, na Inglaterra a prática é quase obrigatória. Os ingleses acrescentam leite em todo tipo de chá preto. Na verdade, não existe uma regra para isso, normalmente o leite não é indicado somente para chás verdes.

Existe uma explicação “química” para o acréscimo de leite aos chás. Quando o leite é adicionado, os taninos (que dão o gosto o meio amargo aos chás) imediatamente se ligam às proteínas do leite, tornando o sabor menos adstringente. Chás aromatizados servidos sem leite são refrescantes. A adição de limão, que ajuda a tornar a bebida mais adstringente, era um hábito russo, introduzido na Inglaterra durante o reinado da rainha Vitória.

Serviço:
Caminho do Chá
Onde: Rua Inácio Lustosa, 1134 – bairro São Francisco, Curitiba.
Quando: A partir de 22 de março, terça a domingo, das 11h30 às 21h.
Mais: (41) 3013-3383


“REGRAS” PARA UM BOM CHÁ
– Chás não devem ser tomados com açúcar ou adoçante. Pelo simples fato de que ao adoçá-los, você mascara seu sabor. Completamente alterado do sabor da erva original.
– O chá deve ser quente, pois é em seu calor que reside o encanto e condensa o sabor. O chá morno perde um pouco da sua generosidade.
– O bom chá é preparado em infusão. O chá de “sachê” digno dos tempos modernos torna a bebida mais branda realmente, não conferindo muitas vezes o verdadeiro sabor.
– Nunca lave os seus bules. Passe-as por água quente e deixe-as secar ao ar livre.
– A qualidade da água é importante. Prefira uma água filtrada com um sabor neutro.

E AINDA FAZ BEM PARA A SAÚDE
Estímulo do apetite: alecrim, agrião, camomila, melissa, dente-de-leão, sálvia, manjerona, alfavaca.
Calmantes ou sedativos: capim-cidreira, maracujá, valeriana, hortelã, folha de laranja, melissa, alface e angélica.
Melhora nos problemas estomacais e intestinais: erva-doce, hortelã, camomila, poejo, angélica, sálvia e funcho.
Digestivos: hortelã, camomila, boldo, quássia, raiz de genciana, sálvia, carqueja, anis estrelado.
Cicatrizantes: eucalipto, cavalinha, maracujá, couve, babosa, bálsamo-do-peru, cardo santo.
Anti-inflamatórios: agrião, limão, hortelã, alecrim, cavalinha, dente-de-leão, urtiga, folha de abacate.
Antissépticos: arnica, bardana, limão e malva branca.
Antidiarreicos: casca ou polpa de maçã, broto ou polpa de goiaba e casca de romã.
Estímulo do intestino: semente de linhaça, ameixa preta, cáscara sagrada, zimbro, hortelã, erva-doce e capim-cidreira.
Combate aos radicais livres: chá-mate.