A Organização Mundial da Saúde (OMS) determinou uma nova vacina contra a gripe, mais segura e eficaz. Com uma composição diferente do ano passado, a vacina ganhou mais um tipo B do vírus da gripe e agora é tetravalente. No entanto, essa versão é encontrada apenas na rede privada. De acordo com Jaime Rocha, infectologista do Laboratório Frischmann Aisengart, essa mudança é muito positiva. Estima-se que 25% das gripes sejam causadas pelo vírus B e, por isso, essa ampliação é tão importante.

Existem inúmeros tipos de vírus influenza A e B e, a cada ano, a OMS recomenda o tipo de vírus que deverá ser contemplado na vacina. A vacina trivalente protege contra a gripe A/H1N1, A/H3N3 e B. Já a tetravalente ganhou mais um tipo (cepa) B. No último ano foi observada a circulação de uma cepa que não estava contemplada na vacina e, por isso, foi feito esse ajuste, Rocha. O médico reforça que o mais importante é tomar a vacina e que ambas, tanto a trivalente quanto a tetravalente, são seguras.

A vacina pode ser aplicada em qualquer época do ano. O ideal é que a vacina seja aplicada o quanto antes, o que confere proteção precoce, fala Rocha. A vacinação apresenta até 90% de eficácia, tem efeitos protetores com duração de 8 a 12 meses, os quais não iniciam imediatamente após a vacinação, mas depois de 2 a 4 semanas. O infectologista alerta que quem tomou a vacina no ano passado deve se vacinar novamente neste ano.

A vacina é recomendada anualmente para todas as pessoas com idade superior a seis meses de idade, que não apresentem alergia comprovada. A vacina tetravalente deve chegar ao Laboratório Frischmann Aisengart no início do mês de abril.

Serviço:
www.labfa.com.br
Telefone: 4004-0103

Unidades de vacinação: Batel II (Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1299, Batel) e Alto da XV (Rua XV de Novembro, 3101)

 

 

Vacinas devem chegar no início de abril

O Laboratório Frischmann Aisengart começa nesta semana a receber cadastramento de interessados em se vacinar contra a gripe. O cadastramento pode ser feito no site www.labfa.com.br. A previsão é que as vacinas comecem a ser oferecidas no início do mês de abril e as pessoas cadastradas no site serão avisadas, assim que a vacina chegar. De acordo com Milton Zymberg, diretor do Laboratório, o lote estimado para ser recebido este ano é de 25 mil doses.

Para agilizar o atendimento os clientes poderão adquirir a vacina e abrir seu protocolo em qualquer uma das 35 unidades de atendimento do Laboratório, porém a aplicação da vacina continuará a ser feita nas Unidades Batel e Alto da XV.

Em 2013 o Frischmann Aisengart aplicou 33 mil doses da vacina e, em 2014, esse número diminuiu para 22 mil doses. Enquanto em 2013 o Brasil chegou a enfrentar o desabastecimento de vacina contra a gripe, no ano passado a vacinação foi abaixo do que era esperada, descreve Zymberg.

Para Jaime Rocha, infectologista do Laboratório, os casos registrados de gripe em 2013 deixaram a população em estado de alerta. Atenção esta que nunca deveria ter deixado de existir, afirma.

Rocha reforça que quem tomou a vacina no ano passado deve se vacinar novamente neste ano. A população deve tomar a vacina para prevenir um surto de gripe, como aconteceu em anos anteriores, afirma. O especialista lembra que em 2009, após a epidemia da Gripe A (H1N1), o Brasil investiu na campanha de vacinação e conseguiu conter o vírus. Seis anos depois, a vacina continua sendo o melhor método de precaução, conclui o infectologista.