A Microsoft inaugurou na terça-feira um novo Centro de Inovação em Curitiba. A PUC do Paraná e o estúdio de games Signum são os parceiros da empresa no projeto. Esse é segundo Centro de Inovação Microsoft (MIC, na sigla em inglês) em Curitiba e o 13º no Brasil, mas é o primeiro alinhado com os novos objetivos da empresa no cenário mundial.

O novo centro será focado em produção de jogos digitais e projetos de computação em nuvem e mobilidade, além de estar conectado à aceleradora de startups da PUC Paraná. O principal objetivo dos MICs é oferecer capacitação tecnológica para estudantes, ampliando as oportunidades de empreendedorismo e de sucesso no mercado de trabalho.

A criação de um segundo Centro de Inovação da Microsoft em Curitiba é consequência do ambiente de fomento à inovação percebido pela empresa no município. Nos últimos anos, tem sido recorrente, por exemplo, a participação de estudantes de Curitiba nas finais da Imagine Cup, Copa do Mundo de Tecnologia promovida anualmente pela Microsoft.

A nova estrutura em Curitiba é a primeira que nasce alinhada com os novos objetivos da empresa, que são os dispositivos móveis com computação em nuvem, e com o perfil de jogos digitais. Acho que já está virando identidade da cidade também, complementou o diretor de inovação da Microsoft Brasil, Richard Chaves.

Impulsionado da maneira correta, o ambiente acadêmico pode ser um importante celeiro de inovações com potencial para melhorar a vida das pessoas e os negócios das empresas. Com os MICs, a Microsoft constrói essa conexão com universidades e estudantes, apoiando tanto quem quer empreender quanto quem busca capacitação em tecnologia, afirma Chaves.

A CEO da Signum Games Studio, Rafaela Costa, definiu qual é o objetivo do MIC instalado na PUC-PR. O que fazemos aqui? Nós mudamos a vida das pessoas. Os jogos e aplicativos não servem apenas para entretenimento ou facilitar a nossa vida. Eles nos possibilitam experiências incríveis que mudam a forma como nos relacionamos com a tecnologia, com as pessoas e com o mundo a nossa volta, explicou.

A Microsoft deu início à criação de Centros de Inovação no Brasil em 2001 e o primeiro Centro lançado pela Microsoft em Curitiba foi inaugurado em 2013, funcionando em parceria com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Há atualmente mais de 100 MICs em funcionamento em todo o mundo.

Final

Imagine Cup

Além do centro de inovação, a Microsoft decidiu trazer para Curitiba a final brasileira da Imagine Cup 2015 – Copa do Mundo da Computação. Curitiba tem uma equipe finalista na categoria Games, a Cookiedough Team, da PUCPR. O evento ocorrerá no dia 8 de abril, data em que serão anunciados os campeões nacionais e representantes do Brasil na final mundial. Curitiba teve representantes na final mundial em 2011 e 2014. Além disso, de 19 a 21 de maio, Curitiba irá sediar a terceira edição do Smart City Business America Congress & Expo, o maior evento da América Latina sobre sustentabilidade urbana.