SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Mesmo com três dias seguidos sem chuvas, os reservatórios que abastecem a Grande São Paulo voltaram a ter alta nesta quinta-feira (26). Segundo informações da Sabesp, o Cantareira subiu 0,2 ponto percentual em relação ao dia anterior e está agora com 14,1%.
O percentual usado agora tem como base a quantidade de água naquele dia e a capacidade total do reservatório, de 1,3 trilhão de litros e que inclui o volume útil (acima dos níveis de captação) e as duas cotas do volume morto (reserva do fundo das represas, captadas com o auxílio de bombas). Até então, o índice considerava o volume morto apenas na quantidade disponível, e não na capacidade total -sem ele, o sistema tem capacidade de 1 trilhão de litros de água e operaria hoje com 18,2% de sua capacidade.
Após pressão do Ministério Público Estadual que cobra mais transparência na divulgação das informações, a Sabesp agora divulga os dois dados sobre a crise da água em São Paulo. Até agora, choveu 189,9 mm nas represas do sistema, quando a média histórica para o mês é de 178 mm.
O Cantareira abastece 5,6 milhões de pessoas na zona norte e partes das zonas leste, oeste, central e sul da capital paulista -eram cerca de 9 milhões antes da crise. Essa diferença passou a ser atendida por outros sistemas.
OUTROS RESERVATÓRIOS
De acordo com a Sabesp, o nível do reservatório Alto Tietê opera com 23,1% de sua capacidade, registrando o mesmo percentual em relação ao dia anterior.
O sistema abastece 4,5 milhões de pessoas na região leste da capital paulista e Grande São Paulo. No dia 14 de dezembro, o Alto Tietê passou a contar com a adição do volume morto, que gerou um volume adicional de 39,5 milhões de metros cúbicos de água da represa Ponte Nova, em Salesópolis (a 97 km de São Paulo).
O nível da represa de Guarapiranga, que fornece água para 5,2 milhões de pessoas nas zonas sul e sudeste da capital paulista, chegou a 85%. Na quarta-feira, o índice era de 84,7%.
O reservatório Rio Grande, que atende 1,5 milhão de pessoas, é o que tem a melhor situação entre os reservatórios operando com 98% de sua capacidade. O reservatório também manteve o mesmo percentual em relação ao dia anterior.
Já o reservatório Rio Claro, que também atende 1,5 milhão de pessoas, subiu 0,1 ponto percentual e agora está com 43,5%.
O sistema Alto Cotia subiu para 64,1%, ou seja, ganhou 0,2 ponto percentual em relação ao dia anterior. O reservatório fornece água para 400 mil pessoas.
A medição da Sabesp é feita diariamente e compreende um período de 24 horas: das 7h às 7h.