RAFAEL VALENTE SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Após a derrota para o Palmeiras por 3 a 0, o técnico Muricy Ramalho chegou a colocar o cargo à disposição do São Paulo, numa reunião nesta quinta (26) com Ataíde Gil Guerreiro, vice-presidente de futebol, Gustavo Oliveira, gerente de futebol, e Milton Cruz, coordenador técnico. Guerreiro, responsável por administrar o departamento de futebol, não aceitou. “Ele disse que, se fosse melhor para o São Paulo a saída dele, ele sairia sem nenhum problema. Eu não aceitei. Não posso abrir mão do Muricy. Disse a ele que preciso dele, que o problema não é ele e, acertamos em comum acordo, achar o problema do São Paulo”, disse Guerreiro.

“Não podemos fazer uma mudança no comando técnico no meio de duas competições. Então, afastar o Muricy está fora de questão. Ele é um excelente profissional, trabalhador. Ele vai encontrar o que precisa fazer para voltar a trazer vitórias e agradar”, completou. Vice-campeão do Brasileiro de 2014, o São Paulo ainda não engrenou na temporada. Não teve atuação convincente nem venceu clássicos -foi derrotado duas vezes pelo Corinthians, empatou com o Santos e na noite de quarta-feira caiu para o Palmeiras, no estádio alviverde.

A avaliação interna é que os jogadores considerados medalhões, como Ganso, Luis Fabiano, Michel Bastos e Alan Kardec, estão devendo apresentações melhores e regulares. Ataíde Gil Guerreiro, inclusive, disse que vai ter uma conversa individual com cada um dos jogadores do elenco do São Paulo. Explicou porque ela será individual e não coletiva. “Não é o momento de juntar todos na sala e falar porque alguns não prestam atenção. A cobrança tem de ser individual, dura. Vou fazer isso com cada um do elenco. Quero ouvir o que cada um pensa para saber o que está acontecendo, olho no olho, enfrentando o que tiver de ser”, disse. Mas o cartola negou que possa haver um motim contra o treinador.

“Não existe motim. Se existisse, eu tomaria medidas drásticas”, disse. A crise no São Paulo neste ano é uma das piores desde que a equipe brigou para não ser rebaixada no Campeonato Brasileiro de 2013. O presidente Carlos Miguel Aidar pressiona cada vez mais o departamento de futebol por resultados. Conselheiros também cobram uma melhora. Um dos objetivos do São Paulo no ano é a Copa Libertadores, torneio que fez o clube estender o contrato do goleiro Rogério Ceni até 5 de agosto deste ano (data da final). Hoje o time até avançaria para as oitavas de final, mas ainda falta três jogos e a situação não é nada confortável. O time tem seis pontos e duelará contra o San Lorenzo, em Buenos Aires, dia 1º de abril, que tem três e também briga por uma vaga na próxima fase. O Corinthians lidera o Grupo com nove pontos, enquanto o Danubio, do Uruguai, perdeu todos os três jogos que disputou na temporada.

SEM MULTAS Durante a entrevista coletiva, Ataíde disse que não cogita multar o meia Michel Bastos e o zagueiro Rafael Toloi pelas expulsões no clássico contra o Palmeiras. No ano passado, o clube aplicou multa de 30% do salário em Luis Fabiano após ele ser expulso ainda no primeiro tempo em um jogo da Copa Sul-Americano. A decisão não agradou o atleta. “Dessa vez não sei sei vai ter, acho que não. Mas se tiver será algo tratado internamente para não gerar problemas como foi no ano passado”, disse Guerreiro.