O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual deflagrou ontem a Operação Tentáculos, que investiga associação criminosa, fraudes a licitações e peculatos, nos municípios de Marechal Cândido Rondon e Maripá (região Oeste). Durante a operação, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo Criminal de Marechal Cândido Rondon, e dois mandados, expedidos pela 2.ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná.

Segundo o MP , as investigações, que começaram em 2013 a partir de denúncias, encontraram indícios da existência de uma quadrilha envolvida em fraudes de licitações e irregularidades em contratos de prestação de serviços e obras de pavimentação nos dois municípios. Os suspeitos também são investigados por falsificação de documentos e desvios de materiais.
Entre os investigados estão o prefeito de Maripá, Anderson Bento Maria (PPS), um sargento da Polícia Militar, um secretário municipal de Marechal Cândido Rondon e empresários. Em Marechal Cândido Rondon, os mandados de busca e apreensão foram cumpridos na prefeitura, na Secretaria Municipal de Obras, no posto da Polícia Rodoviária Estadual, na casa de empresários e em empresas. Em Maripá, os mandados foram cumpridos na prefeitura e na casa do prefeito.
As investigações apontaram que as empresas venciam licitações fraudadas, mas prestavam apenas parte do serviço ou nada. Todavia, o pagamento era feito pelas prefeituras como se o trabalho tivesse sido cumprido integralmente. Além de apreender dinheiro, computadores e documentos, o Gaeco prendeu, em flagrante, três pessoas por porte ilegal de arma, no caso o prefeito de Maripá e dois funcionários de empresas.
Em Maripá, os mandados foram cumpridos na prefeitura e na casa do prefeito, onde foi encontrada uma arma. Como Anderson não tem registro de porte, ele foi detido, mas pagou fiança no valor de R$ 5 mil e foi liberado no início da tarde. O advogado do prefeito, Edvandro Bias, alegou que não há irregularidades na administraçãodo município e que Anderson vai prestar depoimento hoje, no Gaeco, em Cascavel. Além do prefeito, dois empresários também foram presos por porte ilegal de arma. Os documentos que foram apreendidos serão analisados pelo Ministério Público (MP) para apurar o prejuízo total que foi causado aos cofres públicos.