Metade dos consumidores curitibanos não comprará chocolates para a Páscoa 2015. Esse é o resultado de uma pesquisa ACP/ Datacenso, realizada entre os dias 23 e 25 de março, divulgada ontem. Da mesma forma, o empresário também está pessimista, e espera vendas 6% menores neste ano.

Para a parcela que optará por presentear com chocolates, a preferência continua sendo por ovos (88%), seguida de caixa de bombons (8%) e barras (4%). Grande parte dos 402 consumidores ouvidos pela sondagem revelou que pretende gastar R$ 110,00 com a compra de Páscoa, presenteando 4 pessoas. Entre os 200 comerciantes ouvidos pela pesquisa, 45% calculam queda nas vendas, 36% esperam que as vendas fiquem equiparadas a 2014 e apenas 17% esperam vender mais.

De acordo com os empresários, a previsão negativa é explicada principalmente pela crise econômica do país. O movimento de Páscoa vinha de um aumento: em 2014 houve um crescimento de 3% em relação a 2013. Agora, sofrerá uma queda brusca.