No aniversário de 321 anos de Curitiba, no ano passado, a Prefeitura anunciou um grande plano de revitalização do calçamento de 234 quilômetros no entorno de equipamentos públicos. A primeira etapa do plano concluiu o calçamento de quase 88 quilômetros até o fim de 2014. O próximo passo será a implantação de calçadões nas nove regionais da cidade, que será definida após as consultas públicas que começam no mês que vem.

O Plano estabeleceu critérios e diretrizes para a implantação e revitalização das calçadas, para guiar os investimentos da prefeitura nos passeios. O entorno de equipamentos públicos — como escolas, hospitais e unidades de saúde —, as vias estruturantes e as vias com transporte público deverão ser os locais prioritários na aplicação de recursos públicos municipais em calçadas.

Até o momento, já foram entregues trechos com calçamento revitalziado na Alameda Carlos de Carvalho, na avenida Batel/Bispo Dom José, acesso a Rodoferroviária, Avenida Maechal Floriano Peixoto em diversos trechos, corredor Aeroporto-Rodoviária, Linha Verde, entorno da Arena da Baixada e vias em bairros. A Prefeitura informa ainda que o plano deve ter continuidade nos próximos anos.