Em protesto pela morte de um vigilante durante um assalto a banco nesta semana, a categoria se reúne nesta sexta-feira na Praça Santos Andrade, centro de Curitiba, para pedir providências das autoridades de Segurança Pública. De acordo com o Sindivigilantes, o Paraná teve mais de um ataque a banco por dia no ano passado. Foram 379 ocorrências.
E, em 2015, já são 81 casos contabilizados, sendo 57 explosões de caixas eletrônicos, nove arrombamentos e 15 assaltos ou tentativas de assaltos a bancos. Por isso, os trabalhadores não descartam iniciar uma série de paralisações para exigir mais segurança. É o que afirma o presidente do sindicato, João Soares.

Em Curitiba, cinco agências já foram fechadas pelo sindicato neste ano porque apresentavam problemas na porta giratória, o que impede a detecção de metais. Segundo o presidente, este foi o motivo de assaltantes armados terem conseguido entrar em uma agência de Colombo, na Região Metropolitana, na última quarta-feira. A tentativa de assalto terminou com um vigilante baleado, que horas depois morreu no hospital.

Segundo a Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos, em 2014 o Paraná foi o terceiro estado que mais registrou crimes a agências ou caixas eletrônicos. O estado – que teve 379 ocorrências – ficou atrás apenas de São Paulo, com 736 casos e Minas Gerais, com 392 registros.