A terceira edição do mutirão contra a pichação em Curitiba, promovida pela Associação Comercial do Paraná (ACP) por meio do Comércio Vivo com apoio da Prefeitura, Guarda Municipal, Polícia Militar, Conselho de Segurança da Área Central (Conseg), Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB), Rotary Clube do Centro e Associação de Revendedores de Veículos Automotores no Estado do Paraná (Assovepar) será realizada com ação de despiche neste domingo (29), das 9h às 13h, com início em frente à ACP. O objetivo é pintar as portas de lojas da Boca Maldita que concederam autorização prévia aos organizadores do evento, com apoio da comunidade e voluntários.

No aniversário de Curitiba, este é um presente que entregamos à cidade, também como forma de conscientizar os moradores a denunciarem casos de pichação, disse Camilo Turmina, coordenador do conselho que encabeça a ação. Ao longo da manhã, o prefeito Gustavo Fruet e o administrador da Regional da Matriz, Maurício Figueiredo, também colocarão a mão na massa.

Para participar do mutirão, basta comparecer na data e horário do evento onde serão disponibilizados pinceis e tinta. Cerca de 70% dos lojistas do calçadão autorizaram a pintura de seus estabelecimentos e doaram o material a ser utilizado para refazer a cobertura. O Balaroti Materiais de Construção está engajado na ação mediante a doação de grande volume de tinta que após o mutirão será encaminhado para doação.

A campanha Pichação é crime. Denuncie foi idealizada pela ACP em 2012 e desde então tem obtido, junto à Guarda Municipal, resultados positivos – o número de atendimentos pelo número 153 da Guarda Municipal triplicou no período. A multa para os flagrados cometendo atos de pichação é de R$ 1,6 mil, valor que antes chegava apenas a R$ 714,20.