GIULIANA VALLONE
NOVA YORK, EUA (FOLHAPRESS) – Ao menos duas pessoas estão desaparecidas após uma explosão e um incêndio de grandes proporções que atingiram quatro prédios na região do East Village, em Nova York, na quinta-feira (26).
Um dos edifícios desabou completamente e outros dois tiveram colapsos parciais -um quarto prédio foi danificado. Na manhã desta sexta, os bombeiros ainda tentavam conter pequenos focos de incêndio que persistiam no local. Pelo menos 19 pessoas ficaram feridas, quatro em estado grave.
A família de Nicholas Figueroa, um jovem de 23 anos que almoçava no restaurante japonês no momento da explosão, ainda não havia conseguido localizá-lo. De acordo com os familiares, a mulher que o acompanhava foi encontrada e estaria sendo atendida no hospital Bellevue.
“Nesse momento, não sabemos o que fazer, estamos apenas rezando”, afirmou o pai do jovem, Nick, ao jornal “Daily News”. “Vou enlouquecer se meu filho não estiver aqui.”
Como a situação ainda não é considerada controlada, os bombeiros ainda não puderam começar as buscas nos escombros. A Prefeitura de Nova York afirma que houve relatos de mais uma pessoa desaparecida.
A explosão, possivelmente causada por um vazamento de gás, aconteceu no número 121 da Segunda Avenida, em um restaurante japonês. Alguns minutos depois, o prédio, que também tinha apartamentos residenciais começou a pegar fogo.
Testemunhas que estavam no local após o incidente descreveram os esforços de pedestres para ajudar a evacuar o edifício. De acordo com elas, um homem tentou entrar nos apartamentos para encontrar moradores que ainda estivessem no local. Uma jovem foi ajudada a sair pela escada de incêndio, na parte externa do prédio.
A explosão aconteceu por volta das 15h20 locais (16h20 no Brasil). Chamas alaranjadas e fumaça escura subiam da fachada e do teto do prédio de cinco andares, perto de vários edifícios da Universidade de Nova York e da área do Washington Square Park.
“Ouvi um barulho muito forte, mas achei que fosse algo grande caindo de um caminhão. Explosões são raras, especialmente nessa parte de Manhattan”, afirmou Lino Contreras, 24, que trabalha em um restaurante próximo.
Paul Kennedy, funcionário de um café na esquina ao lado dos prédios atingidos, afirmou que ouviu um barulho forte e sentiu as paredes do café tremerem.
“Fui ao local para ver o que havia acontecido e as paredes dos primeiros andares do prédio não estavam mais lá”, contou à Folha. “Cerca de 20 minutos depois, o fogo começou”, explicou.