BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou nesta sexta-feira (27), por meio de nota, que o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) de 2014 confirmou a pausa no crescimento econômico no ano e indica uma evolução desfavorável da atividade econômica no curto prazo.
Dados divulgados hoje pelo IBGE mostram que a economia brasileira ficou estagnada em 2014. Segundo o instituto, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, o PIB, cresceu 0,1% no ano passado.
Tombini defendeu que, mesmo assim, os ajustes macroeconômicos em curso tendem a “construir bases mais sólidas para a retomada da confiança e do crescimento econômico”.
O IBGE também divulgou nesta sexta o resultado revisado de anos anteriores, seguindo nova metodologia que considera algumas despesas como investimentos.
Na nota, Tombini afirma que a revisão das estatísticas revelou um quadro de maior expansão da atividade econômica desde 2012, de participação mais elevada do investimento na economia e de melhores indicadores de solvência do país.
Pela nova metodologia, o crescimento PIB de 2013 passou de 2,5% para 2,7%, e o de 2012, de 1% para 1,8%.