GUSTAVO URIBE
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), escolheu o delegado de classe especial Ítalo Miranda Júnior para assumir o comando da Secretaria de Segurança Urbana de São Paulo.
O nome foi indicado pela bancada municipal do PMDB em São Paulo. O novo secretário deve tomar posse na próxima semana.
O delegado é conhecido por ter participado de casos de grande repercussão, como o do ex-cirurgião Farah Jorge Farah, condenado por homicídio e ocultação de cadáver.
Ele também atuou como investigador no caso do médico Francisco Costa Rocha, apelidado de Chico Picadinho, acusado de ter esquartejado duas mulheres.
Para o posto, o prefeito havia pedido aos vereadores peemedebistas um nome técnico da área de segurança. A indicação do delegado foi aprovada pelo secretário municipal de educação, Gabriel Chalita (PMDB).
Nesta segunda metade de seu mandato, às vésperas de uma campanha à reeleição, Haddad aumentou a participação de partidos aliados em sua equipe de governo.
O PMDB, por exemplo, ganhou mais espaço na prefeitura, passando de três para cinco pastas, e deve compor dobradinha com o PT na disputa eleitoral de 2016.
A operação que levou Chalita ao governo municipal, e que deve lançá-lo como vice de Haddad no ano que vem, foi montada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo vice-presidente Michel Temer (PMDB).