Depois de implantar mais de 48 quilômetros de redes coletoras de esgoto nos bairros Interlagos e Brasília, em Cascavel, nos últimos dois anos, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) constatou que 63% das 2,4 mil ligações executadas na região apresentam algum tipo de problema.

Nesta semana houve a segunda vistoria nos imóveis. As principais falhas encontradas em mais de 1,5 mil imóveis são a falta da caixa de gordura ou com mau funcionamento, a canalização da água da chuva na rede coletora de esgoto, residências interligadas de forma parcial e a existência de fossas ativas.

A Sanepar informa que ligações incorretas causam transtornos operacionais para a Sanepar e prejuízos para a comunidade e o meio ambiente.

PREJUÍZOS – As ligações feitas de forma incorreta aumentam os custos de operação e manutenção do sistema, reduzem a eficiência do tratamento do esgoto nas estações, entopem as tubulações e provocam extravasamentos nas vias públicas.

Os moradores também são prejudicados, já que existe o risco de refluxo na tubulação – isto é, o esgoto pode voltar por ralos e pias para dentro dos imóveis. A gerente regional da Sanepar, Rita Ivone Camana, alerta que mesmo os clientes que estão com as ligações de seus imóveis corretas podem ter prejuízos por conta da ligação inadequada de outro imóvel.

Os moradores dos imóveis que apresentaram irregularidades já tinham sido notificados para fazer as adequações. No entanto, nesta fase das vistorias, as equipes constataram que a grande maioria não providenciou as correções necessárias.

Nesse caso, a Sanepar encaminha as situações à Vigilância Sanitária e Ambiental de Cascavel e à Promotoria Pública para que sejam tomadas as providências legais. A Sanepar espera que as falhas sejam corrigidas o quanto antes para evitar os danos ao sistema e, principalmente, para que o morador não seja autuado, afirma Rita.

A empresa informa que encanadores e pedreiros foram treinados e credenciados no município, por meio da parceria com a Agência do Trabalhador, para fazer as ligações de forma correta. Esses profissionais estão aptos para executar ou corrigir as ligações, destaca a gerente.