Faltou espaço na Casa Encantada, do Bosque Alemão, no bairro Vista Alegre, na manhã deste sábado (28) durante comemoração pelos 19 anos do espaço. Crianças, adolescentes e suas famílias prestigiaram a festa organizada pelas sete bruxas contadoras de histórias do espaço que é uma das 199 unidades da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares.

Mas ninguém ficou de fora, entre uma fresta e outra, espiando pelas janelas, dividindo um cantinho nos degraus da escada, quem foi à Casa Encantada pode aproveitar a programação que incluiu apresentação de flauta, contação de história, bate–papo com escritor, oficina de pintura, distribuição de doces e bolo.

As bruxas Dedeca, Beth, Morgana e Cidinha receberam a todos que foram festejar o aniversário da Casa Encantada. A estudante de 6 anos Maria Azevedo foi à festa acompanhada da mãe Márcia. Eu adoro esse lugar onde venho sempre para emprestar livros e ouvir histórias. Hoje ele está ainda mais especial, disse Maria que aceitou o convite da Bruxa Cidinha para provar um pedaço de bolo de formigas com minhocas, preparado com farinha, chocolate e muito carinho para ser servido às crianças.

Márcia e Maria moram próximas ao Bosque Alemão e visitam a casa com frequência nos fins de semana. É um espaço lúdico e que aproxima as crianças da literatura, mostrando de onde vêm as histórias e como elas podem servir para divertir e ao mesmo tempo ensinar sobre outras culturas, disse Márcia.

A comemoração de quase duas décadas de existência da Casa Encantada integra também a programação pelos 322 anos de Curitiba, festejados neste domingo (29). Também conhecida como Casa da Bruxa, a Casa Encantada foi inaugurada em 29 de março de 1996 e é um espaço para o lazer e o conhecimento, por meio do incentivo à leitura. A Hora do Conto acontece semanalmente, de terça a sexta-feira, para visitantes e grupos escolares previamente agendados, às 9h30, 14h30 e 15h30, nos fins de semana e feriados, ao público em geral, em três horários: 11h, 14h e 16 horas. Nas segundas-feiras as bruxas do bosque visitam escolas a partir de agendamentos.

As bruxas contadoras de histórias são profissionais da rede municipal de ensino especialistas em literatura e que se revezam na contação de histórias escritas por autores germânicos. Neste ano uma das medidas adotadas em todas as escolas municipais é o contato diário de todos os estudantes com obras literárias. As bruxas da Casa Encantada são exemplos de um excelente trabalho de incentivo à leitura que vamos ampliar cada vez mais na rede, disse a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.

Somente neste ano a previsão é de que mais de 16 mil crianças visitem a casa Encantada, apenas nos dias de semana. A Casa Encantada já faz parte do imaginário da criança curitibana. Prova disso é as bruxas terem sido citadas nas frases produzidas no concurso recentemente promovido com mais de 70 mil crianças, na rede muncipal de ensino, disse Roberlayne.

A mais antiga das bruxas da Casa Encantada é a professora Elizabeth César Maschke, que acompanhou os 19 anos de existência do espaço. Para ela foram os dois últimos anos os mais importantes da história da biblioteca. Temos recebido muito apoio da administração que nos valorizou e nos deu autonomia para administramos as ações que realizamos. Além de formação especializada – todas as bruxas estão cursando pós-graduação em contação de histórias – tivermos reforço no acervo e uma ampla reforma no espaço, disse Elizabeth, mais conhecida como bruxa Beth.

João e Maria

A Casa Encantada é uma construção em estilo alemão que reproduz a moradia da bruxa do conto João e Maria, de autoria dos Irmãos Grimm. Para se chegar até a casa, os visitantes precisam percorrer a trilha Hãnselund Gretel (João e Maria em alemão), formada por painéis espalhados por toda a extensão do bosque, em alusão ao conto.

A programação cultural para a comemoração do aniversário da Casa Encantada está repleta de atividades que vão animar a meninada também no domingo (29). As sete bruxas que trabalham em revezamento na Casa Encantada estarão presentes. Além da contação de histórias haverá uma conversa com Eliseu Souza Pinto e Eliziany Cristine Chaves Pinto, autores do livro A Bruxa Morgana e a Floresta com Araucárias e com o autor Hardy Guedes.

O Bosque Alemão é o retrato da cultura e tradição da imigração alemã expresso em cada detalhe do bosque. O Bosque recebe perto de 14 mil turistas e moradores por ano.

ANIVERSÁRIO DA CASA ENCANTADA NO BOSQUE ALEMÃO

Domingo, 29 de março

11h – Conversa com autores do livro A Bruxa Morgana e a Floresta com Araucárias, Eliseu Souza Pinto e Eliziany Cristine Chaves Pinto

14h – Contação de histórias

15h – Conversa com autor Hardy Guedes

16h – Contação de histórias

Endereço: Rua Francisco Schasser, s/n – Vista Alegre.