MARCEL RIZZO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A campanha ruim no Sul-Americano sub-20, em janeiro no Uruguai, quase custou a Alexandre Gallo o cargo de técnico deste time e também da seleção brasileira olímpica (sub-23).
E fez o treinador reformular totalmente a equipe formada por garotos até 20 anos. Neste sábado (28), Gallo convocou 20 jogadores para um torneio amistoso na Áustria, em abril. Nenhum deles esteve no Sul-Americano.
“Temos que aprender com os erros e seguir em frente”, disse Gallo essa semana, em Vitória-ES, onde estava concentrado com a seleção olímpica para dois amistosos.
O torneio na Áustria é preparatório para o Mundial sub-20 da Nova Zelândia, entre maio e junho deste ano.
Apesar de Gallo minimizar a possibilidade de um fracasso nessa competição tirá-lo do comando da seleção com limite de idade até 23 anos, que se prepara para os Jogos Olímpicos de 2016, a mudança radical no elenco dos mais novos mostra que ele sabe que um desastre na Oceania pode custar seu emprego.
Gallo chamou quatro jogadores que atuam na Europa para o torneio, dois deles com potencial para jogar por outros países e que fazem parte do projeto da CBF de tentar cativá-los a atuar pelo Brasil. São eles o meia Andreas Pereira, 19, do Manchester United, e o atacante Jean Carlos, 18, das categorias de base do Real Madrid.
O volante Alef, 20, – Ponte Preta e hoje no Olympique de Marselha-FRA, e o atacante Caio Rangel, 19, ex-Flamengo e jogador do Cagliari-ITA atualmente também estão na lista.
O volante Matheus Biteco, do Grêmio, e o meia Boschilia, do São Paulo, estavam em uma primeira lista do Sul-Americano sub-20, mas acabaram cortados e não viajaram ao Uruguai. Agora eles voltam.
Novidade foi o atacante palmeirense Gabriel Jesus, que completa 18 anos na sexta-feira (3).
Nem todos os atletas da campanha do Sul-Americano caíram em desgraça com Gallo e alguns devem ser lembrados para o Mundial. O lateral-direito palmeirense João Pedro e o atacante do Atlético-PR Marcos Guilherme, por exemplo, foram bem avaliados e ganharam chance na seleção olímpica.
O primeiro adversário do Brasil na Áustria será Camarões, dia 10 de abril, em Pasching. A partida seguinte será contra o Qatar, dia 13, em Salzburg. No último jogo, a seleção enfrentará Honduras, dia 16, em Pasching.

VEJA OS CONVOCADOS:
Goleiros
Jean – Bahia
David – Criciúma
Zagueiros
Luis Vinícius – Vitória
Iago – Criciúma
Bruno – Cruzeiro
Hugo – São Paulo
Laterais
Mateus Muller – Atlético Goianiense
Jeferson – Ponte Preta
Rodrigo – Coritiba
Jorginho – Flamengo
Meio-campo
Matheus Biteco – Grêmio
Andreas Pereira – Manchester United (ING)
Boschilia – São Paulo
Alef – Olympique de Marselha (FRA)
Atacantes
Gabriel Jesus – Palmeiras
Bruno Lopes – Criciúma
Jean Carlos – Real Madrid (ESP)
Caio Rangel – Cagliari (ITA)
Judivan – Cruzeiro
Ewandro – São Paulo