SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Exército nigeriano lançou neste domingo (29) ataques aéreos e uma operação terrestre contra os membros do grupo islâmico Boko Haram na periferia da cidade de Bauchi, no nordeste, de acordo com uma fonte militar e residentes locais -os ataques aconteceram em meio a mais disputada eleição do país desde o retorno à democracia, em 1999.
Os soldados começaram um combate terrestre contra os islamitas, que estavam a bordo de 20 camionetes na aldeia de Dungulbe, a sete quilômetros da cidade. Dois aviões de caça “atacaram as posições inimigas” durante os combates em solo, segundo uma fonte militar.
“A operação continua, mas os terroristas sofreram grandes perdas e estão em processo de derrota”, acrescentou.
Os islamitas chegaram a Dungulbe por volta das 6h (no horário de Brasília) e montaram um acampamento para preparar a invasão da cidade de Bauchi, de acordo com Mudassir Hambali, um morador que fugiu do local.
“Eles chegaram a bordo de 20 veículos e estavam carregando armas pesadas”, continuou Hambali.
“Quando eu percebi o que estava acontecendo, fugi de ônibus com minha família. Eu vi um grande comboio de soldados que se dirigiam para a aldeia no caminho para Bauchi”, acrescentou.
“Avistei dois aviões militares lançando bombas e havia enormes explosões, o que assustou todo mundo da aldeia, e o que nos obrigou a fugir para a cidade”, relatou Anas Uballe, morador da aldeia de Inkil, a dois quilômetros de Dungulbe.