BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Romeu Rufino, disse na semana passada que o governo estuda instalar placas solares flutuantes nos reservatórios das usinas hidrelétricas.
Inédita no país, a medida aproveitaria as instalações já existentes nas usinas para escoar a energia gerada pelas placas.
A ideia se torna viável no momento em que a geração hídrica está sendo prejudicada pelo baixo nível de chuvas e em que os os reservatórios estão com pouca água acumulada e, por isso, sendo preservados.
A proposta foi explicada pelo ministro Eduardo Braga (Minas e Energia) ao jornal “Estado de São Paulo”, defendendo que essa solução seria útil também durante os períodos de seca, ensolarados e de baixa geração hídrica.
“O Ministério de Minas e Energia e a Empresa de Pesquisa Energética estão fazendo estudos para verificar esse potencial. A Aneel não tem um estudo próprio, mas acho a medida conceitualmente interessantíssima”, disse Rufino.
O diretor explicou que será necessário buscar experiências internacionais semelhantes para que se implemente a ideia no Brasil.
Não há prazo para conclusão desses estudos ou para a implementação da medida.