Mais de duzentos ciclistas participaram neste fim de semana, no Centro Cívico, do 27º Grande Prêmio de Ciclismo Cidade Curitiba, organizado pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude e pela Federação Paranaense de Ciclismo. Uma das mais tradicionais provas da modalidade, no Paraná, este ano, o GP recolocou Curitiba no calendário nacional de ciclismo ao voltar a contar pontos para o ranking brasileiro.

O evento faz parte das comemorações do aniversário de 322 anos de Curitiba. O prefeito Gustavo Fruet esteve presente e participou da entrega de medalhas.

Esta prova faz parte da tradição ciclística da cidade, que a Prefeitura está resgatando. É um fator de incentivo para as novas gerações e para as equipes de ciclismo que estão voltando se formar em Curitiba, disse o prefeito.

O GP de Ciclismo de Curitiba existe há 40 anos, mas ao longo deste período sofreu interrupções e teve 27 edições. Este ano, a prova foi incluída no calendário nacional da modalidade e voltou a contar pontos para o ranking brasileiro, algo que não acontecia desde os anos 80.

É muito importante a retomada de provas tradicionais e incentivar a formação de equipes, algo que Curitiba já teve e havia se perdido. Hoje já temos quatro equipes formadas na cidade. Isto mostra que estamos no bom caminho, incentivando a formação de novos ciclistas. Este é principal legado que nós queremos deixar para a cidade, disse o secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Aluisio Dutra Júnior.

A prova foi disputada em duas etapas, no sábado e neste domingo, no circuito formado ao longo da Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico.

Neste domingo, foram disputadas duas provas, uma feminina e outra masculina, a partir das 8h30.

A competição feminina teve um percurso total de 30 quilômetros foi disputada por quatro categorias: Giovana Montanino venceu a categoria juvenil; Nicole Wendy Borges chegou em primeiro na categoria júnior; Vanessa Rogalewski foi a vencedora da categoria juvenil e Lisete Ranghetti foi a primeira colocada na categoria elite. As medalhas foram entregues pelo prefeito Gustavo Fruet.

A prova masculina, começou às 9h30, com um percurso total 60 quilômetros. A categoria elite foi vencida por Carlos Alexandre Manarelli, com o tempo de 1h23m07s; Fernando Sikora Junior ganhou a categoria Sub-23, com o tempo de 01h23m56s; a categoria júnior teve como vencedor Fábio Pereira Dalamaria, que completou o percurso em 1h23m25s.