Ivan Santos

O jornalista Marcelo Cattani pediu ontem demissão do cargo de secretário de Estado da Comunicação Social do governo Beto Richa. O governador aceitou o pedido e indicou o também jornalista Deonilson Roldo, atual chefe de gabinete de Richa, acumule interinamente a Pasta.
Cattani estava na equipe de Richa desde a campanha eleitoral de 2002, quando o tucano foi candidato ao governo pela primeira vez. Ele atuou ainda como secretário da Comunicação quando Richa foi prefeito de Curitiba. As mudanças são naturais, na administração pública ou privada. Coloquei meu cargo à disposição para dar total tranquilidade ao governador Beto Richa nas decisões que irá tomar pela frente, alegou o jornalista.
Cattani disse que o trabalho com o governador possibilitou muitos avanços em comunicação e com um histórico vitorioso. Foi uma grande oportunidade profissional. Beto Richa nos deu autonomia e apoio para realizar um trabalho dinâmico. Acredito que houve avanços muito importantes na comunicação de Curitiba e do Estado do Paraná nestes anos, afirmou Cattani, que estava na equipe de Richa desde a campanha eleitoral de 2002, quando o tucano foi candidato ao governo pela primeira vez.
Richa agradeceu Cattani pela competência, dedicação e lealdade e pelo trabalho desenvolvido em 10 anos de parceria, desde a prefeitura, e compreendeu sua decisão de deixar o governo em função de nova missão e projetos futuros. Durante as gestões de Richa, Marcelo Cattani foi diretor de marketing da Fundação Cultural de Curitiba, secretário de Comunicação e secretário estadual desde 2011.
Cattani coordenou a comunicação e o marketing nas campanhas eleitorais que elegeram Beto Richa em 2008, 2010 e 2014. Entre vários prêmios e o reconhecimento do mercado publicitário pelas campanhas desenvolvidas ao longo da última década, Cattani destaca o prêmio Profissionais do Ano da Rede Globo, em 2013, conquista de mérito nacional do Governo do Estado e da agência Master Comunicação em ação de combate ao trote telefônico às polícias e bombeiros..
A disposição de Beto Richa para o diálogo se refletiu no trabalho realizado na Comunicação. Retomamos o diálogo a mídia no Paraná, estabelecendo um relacionamento profissional com o setor, disse o jornalista.
Desgaste – O ex-secretário acredita que houve avanços importantes na área de comunicação digital e na Rádio e TV Educativa, atual éParaná. Em Curitiba, a éParaná já transmite a programação em formato digital. E a Rádio Educativa FM passou a operar com transmissor digital de classe especial com a maior potência.Faltam poucos detalhes para que se complete a instalação do novo sistema tecnológico digital, o que colocará a emissora pública do Paraná na vanguarda em produção e exibição digital.
A possibilidade de Cattani deixar o cargo já vinha desde o final da eleição do ano passado. Na ocasião, chegou a ser levantada a possibilidade da Secretaria de Comunicação ser extinta e incorporada a outra Pasta, o que acabou não acontecendo, e o jornalista foi confirmado no cargo no início do segundo mandato. Segundo o líder do governo na Assembleia, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), teria havido um desgaste natural na relação entre ele e o governador. É uma relação muito próxima e uma escolha pessoal do governador, comentou.