Instalação, interação e arte. A partir das 19 horas, de hoje, o Museu Oscar Niemeyer (MON) recebe a exposição Arte Cibernética – Coleção Itaú Cultural, que representa o conceito de arte cibernética desta coleção considerada uma das pioneiras neste conceito na América Latina. Com organização do Núcleo de Inovação e Artes Visuais do instituto, ao todo, são exibidas nove das 15 obras extraídas desta coleção iniciada em 1997. A mostra segue até o dia 31 de maio de 2015.

A parceria entre o MON e o Itaú Cultural proporciona a Curitiba, reconhecida como cidade inovadora e criativa, a oportunidade ímpar de interagir com esta expressão artística contemporânea, que é resultante da desafiadora relação entre arte e novas mídias e tecnologias declara Juliana Vosnika, diretora-presidente do MON.

Levar uma parte desta coleção a uma renomada instituição brasileira, como o MON, estreita ainda mais a relação de parceria que mantemos há alguns anos e reforça a nossa vocação de ampliar cada vez mais o acesso do público a todos os tipos de arte, diz Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural. A relação entre tecnologia, cultura e arte é um dos grandes objetos de interesse do instituto, e é um tema que procuramos colocar para incentivar o público a refletir sobre ele.

No MON, o público interage com OP_ERA: Sonic Dimension (2005), de Rejane Cantoni e Daniela Kutschat; Life Writer (2005), de Christa Sommerer e Laurent Mignonneau; PixFlow #2 (2007), do coletivo belga LAb[au]; Les Pissenlits (2006), de Edmond Couchot e Michel Bret; Reflexão #3 (2005), de Raquel Kogan; Descendo a Escada (2002), de Regina Silveira; Fala (2011), de Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti; Text Rain (1999), de Camille Utterback e Romy Achituv; e Ultra-Nature (2008), de Miguel Chevalier.

Arte e tecnologia é o termo usado para descrever a arte relacionada com tecnologias surgidas a partir da segunda metade do século XX, define Marcos Cuzziol, gerente do núcleo de Inovação do instituto.