A Associação União de Pais pelo Autismo (Uppa) vai enfeitar com balões e flores azuis, hoje, a entrada do ambulatório Especializado no Cuidado de Crianças e Adolescentes: Tratamento, Apoio e Reabilitação (Enccantar), mantido pela Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba para atender crianças e adolescentes com autismo e vítimas de violência ou abuso.
O Ambulatório Enccantar está em funcionamento desde agosto de 2014 para complementar a Rede de Atenção Psicossocial voltada para crianças e jovens, como apoio às unidades de saúde no diagnóstico e tratamento dos casos de autismo.
Neste período, 387 jovens — menores de 18 anos — que apresentam o transtorno foram atendidos no local. Hoje, 70 realizam tratamento no local. Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) infantis e os ambulatórios vinculados às Escolas Especiais complementam a rede de atendimento dos autistas.
Como não existe um tratamento padrão para o transtorno, que se caracteriza pelo déficit de comunicação e interação social, além de comportamentos repetitivos e áreas restritas de interesse, cada paciente diagnosticado exige um projeto terapêutico individualizado, respeitando suas necessidades e deficiências. Por isso, o Enccantar conta com equipe multidisciplinar, formada por neuropediatra, terapeuta ocupacional, psicóloga, fonoaudióloga e pedagoga.
Segundo o diretor do Departamento de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde, Marcelo Kimati, a linha de atuação do ambulatório ainda está sendo construída, seguindo as necessidades dos pacientes atendidos.
Por ser algo novo, estamos em constante processo de aperfeiçoamento. O cuidado do autismo é um novo programa da Secretaria e prevê, além do ambulatório, a capacitação das equipes e do processo de trabalho para o tratamento especializado tanto no Enccantar como nos Centros de Atenção Psicossocial, explica.