O Dia Mundial da Conscientização do Autismo também é lembrado na Lapa. No município da Região Metropolitana, o diagnóstico do autismo é feito em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Educação, Inclusão e Ação Social, Escola Integração à Vida – APAE e Comitê Intersetorial Municipal de Saúde Mental. As crianças diagnosticadas desde cedo, que passam, por um tratamento multidisciplinar, possuem maior chance de melhora.
Para marcar a data, uma equipe da Secretaria de Saúde, em parceria com a APAE, estará na Praça General Carneiro, amanhã, para repassar informações para a população sobre o Autismo. Segundo a coordenadora do Centro de Assistência Psicossocial da Lapa (CAPS), Katia Dalmaz, os principais sintomas já podem ser percebidos desde pequeno.
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi criado pela ONU em 2007. Hoje, oito anos depois de a data estar em vigor, a data trouxe para o mundo, e consequentemente para o Brasil, uma discussão aprofundada sobre a criação de leis e políticas públicas que beneficiem as pessoas que estão dentro do Transtorno do Espectro Autista.
Atualmente, depois de o autismo ter sido mostrado em uma novela da Rede Globo e de ter sido tema de uma série de reportagens do programa Fantástico, mais pessoas podem dizer que conhecem, ou que já ouviram falar no transtorno. Uma consequência disso foi o aumento da procura por médicos em busca de um possível diagnóstico.