DIEGO IWATA LIMA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Federação Paulista de Futebol (FPF) admite que pode passar por cima do regulamento que ela mesma escreveu para garantir que os três clubes grandes da capital atuem em casa nas quartas de final do Campeonato Paulista.
O segundo parágrafo do Artigo 6º do regulamento é bastante claro:
“Caso para a fase de quartas de final classifiquem-se mais de 02 (dois) Clubes da cidade de São Paulo, aplicando-se critérios técnicos, somente os 02 (dois) Clubes que tiverem obtido as melhores campanhas, na primeira fase da competição, terão o direito de jogar em seus estádios. Os demais devem jogar fora do município, visando atender as normas de segurança das partidas”, diz o texto.
Contudo, o Coronel Marcos Marinho, presidente da comissão de arbitragem da entidade, admite que tal determinação pode ser alterada. No entendimento dele, que vai participar da decisão das datas e locais dos jogos, tal alteração não significaria a alteração no regulamento de uma competição em andamento, prática que é vetada pelo Estatuto do Torcedor.
“Estamos falando apenas do local da partida. Tudo isso vai ser visto em acordo, ainda, para que o melhor para todos aconteça”, acredita Marinho. “Alterar o regulamentos seria mudar forma de disputa, número de classificados, etc. Não vejo problema em ter os três clubes jogando na Capital”, disse ele.
Atualmente, o Palmeiras seria o clube beneficiado em caso de uma alteração, já que tem a quarta melhor campanha do torneio, atrás dos paulistanos Corinthians e São Paulo -além do Santos.
A reportagem apurou que o Palmeiras, caso não fique entre os dois melhores da cidade, vai pedir à Federação para jogar em uma data diferente dos jogos de São Paulo e Corinthians na próxima fase.
O clube cogita também pedir para atuar na parte da manhã, como ocorreu no último dia 15, quando houve manifestação política na cidade, e a Polícia Militar pediu alteração do horário do jogo contra o XV de Piracicaba para as 11h. O jogo foi sucesso de público, com mais de 26 mil pagantes.
Procurado pela reportagem, o departamento de competições da FPF disse que as datas das partidas das quartas de final, que serão decididas em jogo único, serão definidas ao término da primeira fase.