Integrantes da esfera pública e privada que participarão do Smart City Business America Congress & Expo (SCBAC&E), entre 19 e 21 de maio, serão convidados a endossar a Declaração de Curitiba, documento que conterá as principais diretrizes para o financiamento de políticas e projetos sustentáveis discutidas no evento, em reuniões promovidas pela ONU-Habitat, o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos.

A Declaração servirá de contribuição para a III Conferência sobre Habitação e Moradia – Habitat III, que ocorrerá em Quito, no Equador, em 2016.

O congresso Smart City Business é o maior evento da América Latina voltado para a promoção de soluções urbanas inteligentes. Na edição de 2015, o evento ocorrerá em Curitiba, com o apoio da Prefeitura. De acordo com os organizadores, a capital paranaense foi escolhida como sede por apresentar um conjunto atual de iniciativas sustentáveis, como os projetos de eletromobilidade – com táxis elétricos e ônibus híbridos – e a Via Calma, e um histórico de inovações urbanas.

A ONU-Habitat discutirá, dentro do SCBAC&E, oportunidades e desafios para a viabilização de projetos ligados ao conceito de cidade inteligente, com recursos públicos e privados, no cenário nacional e internacional. O objetivo será compartilhar experiências exitosas de financiamento urbano e de projetos implementados por governos locais e/ou setor privado, no Brasil e no mundo; fomentar a criação de um marco regulatório que facilite o desenvolvimento de cidades inteligentes; e discutir e acordar uma agenda de trabalho conjunto entre governos locais e o setor privado.

O encontro será coordenado e moderado pela equipe da ONU-Habitat, vinda de Nairóbi, no Quênia, sob a liderança do diretor-geral Joan Clos.

Política nacional

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), por sua vez, coordenará a “Mesa de Governo”, abordando as iniciativas dos órgãos da administração pública para a criação de uma política nacional de Smart City.

Representantes dos Ministérios da Ciência e Tecnologia, Cidades, Indústria e Comércio, além do BNDES, farão um levantamento sobre as iniciativas atuais, frente às demandas necessárias, com o propósito de eleger prioridades para sugestão de criação de uma política nacional de Smart City.

O diretor para América Latina e Caribe da ONU-Habitat, Elkin Velasquez, acompanhará as discussões, que servirão de subsídio para a formulação da Declaração de Curitiba”.