MARIANA HAUBERT
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Recém-empossado no cargo, o novo ministro da Comunicação Social, Edinho Silva, afirmou que irá adotar critérios técnicos para a distribuição das verbas de publicidade do governo federal.
Em sua primeira fala como ministro, nesta terça-feira (30), o petista disse também que o governo precisa estabelecer um diálogo franco com a sociedade.
“Minha postura irá se nortear pelo critério técnico naquilo que significa a distribuição de recursos para que a gente possa fazer com que as campanhas de comunicação e de informação possam chegar à sociedade”, disse, ressaltando que será um gestor “extremamente zeloso” para garantir “a boa utilização dos recursos”.
Edinho será responsável por controlar diretamente uma verba publicitária próxima a R$ 200 milhões por ano.
A presidente Dilma Rousseff pretende manter os gastos com órgãos de mídia sob a guarda da secretaria, que tem status de ministério e também cuida da relação do governo com a imprensa e de sua comunicação interna e externa.
O ministro destacou que já existem regras técnicas para a aplicação da verba de publicidade. “Penso que tudo o que a gente possa blindar as decisões de critérios subjetivos, enquanto gestor, eu acredito nisso. E na criação de instrumentos que afaste qualquer decisão subjetiva”, disse.
DIÁLOGO
Aposta de Lula para reforçar o time governista nas negociações com o Congresso, Edinho afirmou que o governo precisa estabelecer um diálogo franco com a sociedade “mostrando que um governo que já fez, tem todas as condições de conduzir o país neste momento e continuar fazendo”.
“Estamos vivendo um momento de ajuste, de turbulência, mas não tenho dúvida que esse governo tem credibilidade, pode exercer credibilidade, e pode dizer o que será feito no nosso breve futuro se nós cumprirmos as tarefas que estamos cumprindo”, disse.
Segundo o petista, a própria presidente fez o pedido para que a comunicação do governo melhore com os vários setores da sociedade. “Tenho plena consciência de que a comunicação é fundamental para que o governo presta contas de seus atos, não como concessão, mas como dever aos contribuintes, dever a quem paga seus impostos e quer saber cotidianamente o que é feito com os recursos”, disse.
Tesoureiro da campanha à reeleição de Dilma, Edinho tomou posse como ministro da Secom em uma rápida cerimônia realizada no Palácio do Planalto na manhã desta terça. Ele foi nomeado por Dilma na última sexta-feira.
Antes mesmo da posse, Edinho participou da reunião de coordenação política comandada pela presidente nesta terça, com a presença de oito ministros, do vice-presidente Michel Temer e do assessor especial da Presidência, Giles Azevedo.
Segundo interlocutores, o petista prometeu que irá promover uma reunião com as assessorias de comunicação de todos os ministérios para afinar o discurso do governo.