Passado um mês do começo do prazo para prestar contas com o leão, mais da metade dos paranaenses ainda não declarou o imposto de renda deste ano. Dos mais de um milhão e 700 mil documentos esperados, apenas cerca de 300 mil contribuintes já enviaram os dados à Receita Federal. Ou seja, 80% dos paranaenses vão deixar a declaração para os últimos 30 dias. De acordo com o assessor do imposto de renda da Receita, Vergílio Concetta, a maioria das pessoas só lembra do documento nos últimos dez dias.

Já no restante do país, são esperadas mais de 27 milhões de declarações. Na maioria delas, as dúvidas são sempre as mesmas. A faixa de isenção, por exemplo, agora é de pouco mais de 26 mil reais.

Por outro lado, há dúvidas mais específicas, como o que pode ter deduzido de dependentes do contribuinte. Ou seja, se a pessoa tem filhos que dependam dela. A professora Maria do Carmo coordena os trabalhos do grupo Amansando o Leão, que é realizado pela Faculdade de Administração e Economia há 12 anos. De acordo com ela, a venda de imóveis e os planos de saúde ainda são confusos 

Quem tiver dúvidas sobre como declarar o imposto de renda pode procurar o projeto Amansando o Leão no próximo fim de semana, depois da páscoa, no Shopping Água Verde. Depois, o grupo segue para os shoppings Total e Cidade, no penúltimo e último fim de semana. O prazo para declarar o imposto de renda termina no dia 30 de abril.